SDE celebra assinatura do decreto que regulamenta o SUSAF - Bahia
Foto:Divulgação-Ascom/ SDE

Há um ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) colaborou na articulação para fortalecer e certificar os pequenos produtores de queijo na Bahia, a pedido do governador Jerônimo Rodrigues. O secretário da pasta, Angelo Almeida, recebeu os produtores, conheceu mais sobre o setor produtivo e ouviu as demandas. Uma delas, a necessidade de apoio para que os queijos artesanais obtenham o selo de inspeção estadual, que possibilitaria que os produtos fossem comercializados nas diversas regiões do estado. A regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-BA), publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (31), é motivo de celebração pois ajudará a potencializar o segmento queijeiro que vem se destacando nacional e internacionalmente.

O secretário Angelo celebrou essa grande conquista. “É com muita alegria que comemoramos essa assinatura como fator desenvolvedor para os produtores de queijo, possibilitando o acesso a novos públicos, novas prateleiras de mercados e novos horizontes para a agricultura familiar baiana. Missão dada é missão cumprida. Essa pauta mostra que o processo de escuta da nossa gestão está sendo realizado com êxito e seguiremos atentos em tudo que beneficia o desenvolvimento econômico da nossa Bahia. Saúdo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), que foram essenciais para chegarmos ao desfecho deste processo com sucesso”, destaca.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Mario Marques-Ascom/SDE

“O SUSAF se tornará um marco legal de desenvolvimento na Bahia. Micro e pequenos produtores poderão vender seus produtos nos grandes centros urbanos, onde há melhor margem de lucro. Com isso, veremos mais dinheiro circulando no interior, menos êxodo rural, maior interesse dos jovens pela atividade econômica de cunho rural, enfim, o cenário é de reavivamento do campo”, afirma João Campos, proprietário da queijaria e fazenda Licurizal, em Santanópolis e presidente da Associação Queijo Baiano.

O presidente da Associação Comer Queijo, Frederico Teixeira, que representa os queijistas, fazendo a ponte entre o queijeiro/produtor até o consumidor final, comemorou. “Quero agradecer especialmente ao secretário Angelo e a todos da SDE pelo apoio. Conquistamos mais uma vitória importante para os micros e os pequenos produtores. O setor agora vai crescer muito, sabemos que é um passo de muitos que a Bahia necessita.

Fonte: Ascom/SDE