Foto: Victor Leonam

A comunidade Açude da Rancharia, localizado no município baiano de Juazeiro, no Território de Identidade Sertão do São Francisco é vitrine para o Semiárido brasileiro. Isso porque, na região há um sistema de saneamento rural que engloba o tratamento do esgoto doméstico, a coleta seletiva do lixo e o reuso das águas para produção de alimentação animal.

Com tecnologias simples, sustentáveis e de baixo custo cerca de 60 famílias têm sido beneficiadas pela ação, sendo 22 de forma mais direta devido à proximidade do Sistema de Tratamento e Reúso de Esgoto comunitário. O sistema de bombeamento de água e a estação de tratamento funcionam por meio de energia fotovoltaica implantada pelo Governo da Bahia, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pró-Semiárido. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Victor Leonam

Para Lucicleia Rodrigues José, moradora da comunidade, esta “ação de saneamento básico rural associada à coleta de lixo e a implantação do sistema de energia solar executado pelo Pró-Semiárido e por outros parceiros tem mostrado a eficiência de políticas públicas que mudaram nossa realidade de vida, cuidando do meio ambiente e da nossa saúde”.

A ação da CAR, em Açude da Rancharia, vai muito além do apoio à construção e manutenção da tecnologia de tratamento de esgoto total da comunidade. Foi realizada a construção de sete banheiros para as famílias que ainda não possuíam, criação de placas informativas e a recente parceria com a cooperativa de catadores de Juazeiro, que possibilitou a implantação de ecopontos, ponto de triagem e seleção do lixo. Além disso, as famílias agricultoras recebem assessoria técnica e formação continuada.

Foto: Victor Leonam

“O trabalho do saneamento rural em Açude se mostra como referência para o Semiárido por se tratar de uma ação inovadora que se propõe a pensar o saneamento básico rural por várias vertentes que vão desde a coleta, tratamento do esgotamento doméstico e a reutilização desta água para produção de forragem; até a incorporação de um processo de formação e gestão deste saneamento através de um regimento interno que está sendo gerido por uma comissão da comunidade”, enfatiza o técnico da CAR que atua no Pró-Semiárido, Victor Leonam.

O Pró-Semiárido é um Projeto do Governo da Bahia executado pela CAR empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Fonte: Ascom/CAR