Seplan e Fieb destacam papel das ferrovias na logística de transporte da Bahia
Foto: Ascom/Seplan

A competitividade da economia baiana, com o foco na modernização da logística de transporte, a partir da integração das ferrovias com os portos e rodovias, foi tema de uma reunião entre o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, realizada nesta segunda-feira (15), na Secretaria Estadual do Planejamento – Seplan, localizada no CAB.

De acordo com o secretário do Planejamento, a gestão estadual tem intensificado o diálogo com o setor produtivo e o Governo Federal no processo de atualização do seu planejamento estratégico de longo prazo, representado pelo Plano de Desenvolvimento Integrado – Bahia 2035, cujo horizonte está sendo expandido para 2050, em virtude das transformações socioeconômicas, geopolíticas e ambientais.

Link Personalizado

Como parte deste esforço de prospecção de cenários, incluindo a identificação dos ativos e fragilidades da Bahia, o secretário Cláudio Peixoto explicou que a gestão estadual promove estudos que projetam a demanda para o transporte de cargas e o potencial das ferrovias como vetor de desenvolvimento regional. “O aumento da participação das ferrovias no transporte de cargas está entre as principais metas do Novo PAC e dialoga com as diretrizes da Nova Indústria Brasil, que busca equilibrar eficiência na produtividade com investimento em tecnologia e sustentabilidade. A Bahia tem avançado no planejamento com a visão de um sistema multimodal, que seja capaz de atrair investimentos e gerar desenvolvimento, e o diálogo com a Fieb é fundamental nesse processo”, defende o secretário da Seplan.

A parceria entre o setor público e o setor produtivo na defesa dos interesses da Bahia também foi destacada pelo presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, que sinalizou a importância da modernização dos sistemas de transporte e infraestrutura, com foco nas ferrovias. “Discutimos diversos pontos que são convergentes entre o Estado e a Federação das Indústrias, especificamente o sistema ferroviário atual e as perspectivas para que tenhamos um sistema de logística mais eficiente, que possa favorecer o setor industrial e contribuir para a atração de investimentos e para a melhoria da competitividade das empresas que já estão na Bahia”, revela Passos.

Entre os projetos discutidos na reunião, destaque para as ferrovias Oeste-Leste (Fiol) e Centro-Atlântica (FCA), bem como a integração dessas com os portos e a malha ferroviária nacional. O encontro contou com a participação do superintendente da Fieb, Vladson Menezes, do superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, do diretor de Estudos da SEI, Edgar Porto, além dos assessores técnicos Antônio Alberto Valença e Ronald Lobato.

Fonte: Ascom/Seplan