Sistema de Avaliação Baiano de Educação fortalece gestão da aprendizagem em todo Estado
Foto: Ascom/SEC

Estudantes da rede estadual de ensino de toda a Bahia participam das avaliações das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, realizadas pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe). A iniciativa visa acompanhar e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem e faz parte das ações estratégicas da Secretaria da Educação do Estado (SEC) em torno da gestão da aprendizagem. Nesta quinta-feira (18), estudantes do Colégio Estadual Carlos Souto, localizado em Rio de Contas, responderam as questões de forma on-line de Língua Portuguesa e, amanhã (19), farão a prova de Matemática.

A prova do Sabe é aplicada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e permite o acompanhamento da gestão da aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Para a realização da avaliação, que é composta por 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática, os estudantes acessam a Plataforma Plurall através de dispositivos disponibilizados nas escolas, como tablets, chromebooks, notebooks e computadores. 

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Sistema de Avaliação Baiano de Educação fortalece gestão da aprendizagem em todo Estado
Foto: Ascom/SEC

A coordenadora pedagógica do colégio, Cláudia Brasília, explica que, dias antes das avaliações, os estudantes passaram por um processo de preparação. “Fizemos simulados, trabalhos com os cadernos de recomposição da Plataforma Plurall, bate-papo sobre a relevância das avaliações, revisão dos descritores da matriz da prova Sabe, resolução de provas anteriores e acolhimento”, informou. 

Para o estudante Marcus Vinícius Viana, 17, 3º ano, as provas também ajudam na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os  vestibulares. “Através dessas avaliações, nós podemos revisar diversos conteúdos, além de testar os nossos conhecimentos e habilidades”, afirmou. Já a estudante Cathiane Helen de Souza, 17, 3º ano, disse que esses tipos de avalições na escola são essenciais. “Com os resultados, os professores conseguem identificar quais assuntos precisam ser mais reforçados e isso amplia os nossos conhecimentos”.

Fonte: Ascom/SEC