Unidades Móveis da SPM realizam atendimento em Nova Redenção, Mucugê, Marcionílio Souza e Santa Luz
Foto: Fernanda Souza

A Secretaria de Política das Mulheres da Bahia (SPM-BA) coloca, mais uma vez, suas unidades móveis na estrada, para oferecer atendimento psicossocial e jurídico a mulheres vítimas dos diversos tipos de violências. O equipamento chegará a quatro municípios nos próximos dias: Nova Redenção, Mucugê, Marcionílio Souza e Santaluz.

Na unidade móvel é feita uma coleta de dados pessoais e a equipe da secretaria faz o levantamento sobre a violência sofrida. Em seguida, há o direcionamento para os serviços de acolhimento e triagem, para uma escuta mais qualificada e o encaminhamento aos serviços da rede socioassistencial de saúde e Defensoria Pública.

Link Personalizado

A assistente social da SPM, Geane Soares, acompanhará a ação em Nova Redenção, Mucugê e Marcionílio Souza. Ela falou sobre a importância deste trabalho itinerante. “É uma atividade extremamente importante, pois, com as unidades móveis, a Secretaria das Mulheres do Estado percorre toda a Bahia para levar informações, fazer o atendimento e acolher as mulheres em situação de violência, chegando nos municípios, nos distritos, na zona rural, nas aldeias e também atua durante as festas populares”, afirmou.

Além do atendimento, as mulheres também recebem matérias informativos do programa Oxe, me respeite!, como ventarolas, adesivos e tatuagens, explicando as formas de assédio e de importunação sexual, reforçando que “Não é não”. O material também viabiliza o Dique 180, para denúncias.

As atividades na unidade móvel contam com a parceria de diversos órgãos, como: Defensoria Pública, Ministério Público, Ronda Maria da Penha, Tribunal de Justiça, Hospital da Mulher, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública, e as prefeituras municipais, por meio dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Confira a programação da Unidade Móvel da SPM:

Nova Redenção – No 25 de julho, como parte da 28ª Semana de Arte e Cultura do município, a unidade móvel estará na Avenida ACM, em frente ao Centro de Cultura. O atendimento ocorrerá das 9h às 17h.

Mucugê – Nos dias 26 e 27 de julho, durante a Fligê (Festa Literária de Mucugê), a unidade móvel estará na Praça dos Garimpeiros.

Marcionílio Souza – Nos dias 27 e 28 de julho, durante as celebrações do aniversário da cidade, a unidade móvel estará na Praça da Matriz, no Centro da cidade. O atendimento será de 18h às 23h.

Santaluz – Nos dias 26 a 28 de julho, a unidade móvel estará na Rua Nilton Oliveira, próximo à Caixa Econômica, durante as festividades do aniversário da cidade. O atendimento acontecerá das 20h às 23h.

Fonte: Ascom/SPM