Workshop marca lançamento da implantação do SEI em Amargosa
Foto: Ascom/Saeb

O município de Amargosa, no centro-sul da Bahia, deflagrou nesta quinta-feira (11) o seu processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com a realização de um Workshop de Transformação Digital. A iniciativa é resultado de adesão da cidade ao SEI Bahia Municípios, o projeto do Governo do Estado em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação que visa disseminar, nas administrações municipais baianas, a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos.

Promovido no Salão de Atos da Prefeitura Municipal de Amargosa, o evento de sensibilização contou com as presenças do prefeito Júlio Pinheiro e do secretário de Administração, Finanças e Desenvolvimento Institucional de Amargosa, Joanildo Borges de Jesus, além do superintendente de Gestão e Inovação da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Luís Fernando Carvalho.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Mais importante do que a ferramenta tecnológica é a mudança cultural, a vontade de fazer a diferença e isto é algo que nós encontramos em Amargosa, que está no DNA de vocês”, afirmou o superintendente Luis Fernando, ao ressaltar a importância dada pelo município à iniciativa e os ganhos que ela proporciona em termos de eficiência para a gestão, com reflexos diretos para as entregas feitas à sociedade.

Processo Eletrônico

Outro ponto alto do evento foi a palestra da coordenadora de Requisitos Negociais e Documentação em Processos Eletrônicos do Ministério da Gestão e Inovação, Caroline Freire. Em uma transmissão virtual realizada de Brasília, Caroline fez um histórico da expansão do Processo Eletrônico Nacional – PEN para os Estados e municípios brasileiros. “Hoje já são 300 os órgãos que utilizam o SEI, entre entes federais, estaduais e municipais”, sinalizou a coordenadora, ao destacar a Bahia como um Estado referência na implantação do sistema.

Na sequência, também fizeram apresentações o diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC da Saeb, Anderson Prazeres, o coordenador de Soluções 3 da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) , Rogério Tronco Vassoler, e o coordenador de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami. Este último abordou os avanços proporcionados por uma outra solução tecnológica que está sendo também colocada à disposição dos municípios baianos: a plataforma de serviços públicos digitais ba.gov (www.ba.gov.br).

Economia

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo Estadual para a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 208 milhões, além de proporcionar a preservação de mais de 50 mil árvores com a redução no consumo de papel.

Agora, com o SEI Bahia Municípios, a expectativa é de que as equipes do Estado possam transferir a expertise obtida com o sistema para as administrações municipais. Além disso, a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação irá permitir ao Estado gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios. Para completar, uma parceria com a Prodeb vai viabilizar a infraestrutura para implantação do software, com serviços na área de suporte e hospedagem de dados.

Fonte: Ascom/Saeb