O leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o alimento fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê, recomendado exclusivamente até os seis meses de idade e, após a introdução alimentar, até os dois anos. Para reforçar a importância da chamada “hora de ouro”, a OMS instituiu o “Agosto Dourado” como o mês dedicado à realização de campanhas de conscientização sobre a importância da amamentação.

Em Salvador, o Complexo Neonatal do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) vai celebrar o período com encontros e palestras, no intuito de incentivar a doação e aumentar o estoque do banco de leite humano da unidade. Atualmente, o volume de leite materno do Hospital tem atendido uma média de 65 recém-nascidos prematuros ou que nasceram com um peso abaixo do normal, por mês. A coordenadora de enfermagem do banco de leite da maternidade, Nilma Dourado, explica que seria preciso 6 litros de leite por dia para atender a demanda.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Porém, são exigidos exames de sorologia para HIV, sífilis e hepatite B, que precisam ser refeitos a cada seis meses. A coleta pode ser realizada na unidade ou na residência. As doadoras que já se encontram em casa podem doar o leite já nos frascos esterilizados, entregues pela maternidade do Hospital Roberto Santos. O banco de leite da unidade funciona de segunda a domingo, das 7h às 19h. Para tirar dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone (71) 3117-7532 ou WhatsApp (71) 98225-5493.