A cada seis minutos, uma mulher sofre estupro no Brasil. O dado é parte das estatísticas levantadas pelo Anuário Brasileiro de Segurança, referentes a 2023, e divulgados em julho, mês anterior à campanha pela conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher: Agosto Lilás.

Em Salvador, o Serviço de Atendimento a Mulheres Expostas à Violência Sexual, o Serviço AME do Hospital da Mulher, acolhe parte destas mulheres e mulheres transexuais que passaram por violência sexual. Desde a inauguração do Serviço, já foram realizados 1.405 atendimentos.

O serviço fica localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa, e recebe pacientes a partir de 12 anos de idade. Elas passam por atendimento especializado e multidisciplinar com ginecologistas, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras e farmacêuticas, como explica a assistente social do Hospital da Mulher, Aline Cerqueira. Exames laboratoriais, profilaxia para HIV e ISTs, contracepção de emergência e exames médicos fazem parte do atendimento. Não é necessário boletim de ocorrência para ser atendida.