A Bahia, consolidada como líder no turismo nacional, registrou, em junho, um aumento de 19,2%, quase cinco vezes acima da média do país no setor, que foi de 3,9%, em comparação com o mesmo período de 2023. Esse avanço é impulsionado por uma série de investimentos estratégicos em infraestrutura, qualificação profissional e promoção de destinos baianos capitaneados pelo Governo do Estado.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), as atividades turísticas geraram uma receita de R$ 4 bilhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2023, um aumento de 25% em relação a 2022. A contribuição do turismo no PIB baiano foi ampliada para, aproximadamente, 4%. Além disso, os aeroportos baianos foram o principal portão de entrada de turistas estrangeiros no Norte e Nordeste, 45% deles entraram no país pelo estado. A atividade turística na Bahia criou, ainda, entre 2021 e junho de 2024, 32 mil postos de trabalho formais.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, apresentou os resultados do setor em conversa com jornalistas no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, nesta sexta-feira (16).