Na última sexta-feira (9), a Polícia Civil da Bahia deu um importante passo na proteção da sociedade com a inauguração da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme). Vinculada ao Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), a nova unidade traz consigo uma característica diferenciada que justifica sua criação: uma relação direta e estreita com setores afins da Polícia Federal e do Exército Brasileiro. Essa transversalidade permitirá a unificação e o aperfeiçoamento dos serviços de investigação, com o objetivo principal de reprimir a circulação de armamento bélico ilegal e sua utilização por organizações criminosas.

A Polícia Civil da Bahia vem batendo recordes no número de armas apreendidas. Só neste ano foram quase três mil, uma média de 16 armas apreendidas por dia. Destaque para o número de fuzis apreendidos, mais de 40. Para a Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, o objetivo da Desarme é rastrear a entrada desse material bélico e saber como as armas chegam à Bahia.