Agroindústria familiar comunitária transforma comunidade de Santo Antônio de Jesus
Foto: Ascom/CAR

Na comunidade de Sapucaia, no município de Santo Antônio de Jesus, a Associação de Agricultores da Comunidade da Sapucaia vem transformando a realidade local com a força do trabalho coletivo e o apoio de políticas públicas voltadas à agricultura familiar. Composta por 118 associados, a maioria dos quais mantém quintais produtivos, o grupo não apenas está ajudando a fortalecer a economia local, mas também está fazendo a diferença no combate à fome.

Há pouco mais de um ano, a comunidade deu um salto significativo com a inauguração de uma agroindústria de beneficiamento de mandioca, com modernos equipamentos, a exemplo de amassadeira, forno, batedeira, divisora de pães, e até um caminhão para logística, entregues pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Antes dessa conquista, a produção de pizzas, sequilhos e bolos era realizada de forma manual e em condições improvisadas na casa de uma das associadas. Com a nova infraestrutura, a produção foi ampliada e passou a atender demandas de programas governamentais e ao comércio local.

Link Personalizado

Foto: Ascom/CAR

Sob a liderança da presidente Ana Paula Peixoto, a agroindústria agora produz cerca de dois mil pães por semana, entre tradicionais, doces, de sal, de milho, batata e aipim. Os produtos são comercializados com o nome Sabor do Recôncavo, não só na própria comunidade, mas também em feiras regionais e através de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Além dos pães, a broa de tapioca, uma criação original do grupo, e os sequilhos de aipim, que são fornecidos para o Pnae, destacam-se como os principais carros-chefes da produção.

Ana Paula destaca a importância do suporte recebido: “sem a cozinha comunitária, fazíamos uma produção menor, manual e em espaços improvisados. Com os maquinários que recebemos, conseguimos melhorar e aumentar nossa produção. A cada dia que passa, vejo que estamos avançando, e isso garante uma melhor sobrevivência para os agricultores e uma maior circulação de recursos para todo o município. Quando a comunidade ganha, todo o município ganha, porque faz a economia girar”.

Foto: Ascom/CAR

A importância da nova estrutura também é enfatizada por Maria da Conceição Peixoto, conhecida na comunidade como Dona Mariazinha: “antes, tudo era feito à mão. Eu sempre achei errado os jovens saírem para procurar trabalho fora. Hoje, com esse projeto, é possível que nossos filhos e netos se mantenham aqui”.

O impacto da Associação não se limita à produção e comercialização de alimentos. A Associação de Agricultores da Sapucaia foi uma das 100 selecionadas no edital “Comida no Prato”, iniciativa que integra o programa estadual Bahia Sem Fome, iniciativa que busca garantir o acesso à alimentação para mais de 20 mil baianos em situação de vulnerabilidade alimentar, com um investimento superior a R$ 24 milhões. A ação, realizada em parceria com a CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem como objetivo fornecer mais de dois milhões de refeições saudáveis em 17 municípios baianos.

Ana Paula reforça a importância dessa iniciativa: “já tínhamos uma ação de doar cestas de alimentos da agricultura familiar. Quando surgiu o edital, achamos interessante participar, pois já tínhamos a cozinha como ponto de apoio. Agora, estamos neste desafio de levar comida no prato para as famílias que passam fome. Vamos fornecer 600 refeições, acompanhadas por nutricionistas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), duas a três vezes por semana, durante um ano. Tudo será confeccionado na agroindústria e distribuído para os bairros contemplados em Santo Antônio de Jesus”.

Fonte: Ascom/CAR