FazAtleta divulga duas primeiras listas de 2024 com 53 projetos aprovados
Foto:Marcus Carneiro- Ascom/Sudesb

Foram 47 atletas e seis eventos aprovados nas duas primeiras listas, com ênfase nas modalidades de judô, ciclismo e natação
Em seu primeiro mês de recebimento de propostas disponíveis para os atletas, equipes e eventos esportivos da Bahia, o Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador, Olímpico e Paralímpico (FazAtleta) aprovou 53 projetos nas duas primeiras listas divulgadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de 20 de julho e de 07 de agosto de 2024. Ao todo, foram aprovados projetos de 46 atletas e sete eventos esportivos de onze modalidades, contemplando 22 cidades baianas.

Para este ano, o Governo do Estado está destinando R$ 10 milhões de incentivo para o programa, o maior valor previsto na história do programa, com um incremento de R$ 1,5 milhão em relação ao valor executado no ano passado. Com as duas listas de 2024, mais de R$ 2,5 milhões de incentivo já foram aprovados.

Link Personalizado

Foto:Marcus Carneiro – Ascom/Sudesb

Presidente da Comissão Gerenciadora do FazAtleta (Comger), o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Vicente Neto, celebra a aprovação de um grande número de projetos esportivos no primeiro mês de propostas abertas. No ano passado, foram 186 aprovados (165 atletas, 21 eventos e uma equipe).

“O FazAtleta é um programa já consolidado e de extrema importância para o esporte baiano, apoiando tanto os atletas como os eventos de diversas modalidades. O aumento do valor representa a procura e a preocupação pelas políticas públicas de incentivo ao esporte por meio de uma forte rede de apoio entre o público e o privado, que chega diretamente ao atleta e ao esporte da Bahia como um todo”, afirma Vicente.

Foto:Marcus Carneiro- Ascom/Sudesb

Atletas – Nas duas listas, 46 atletas foram contemplados pelo FazAtleta, com destaque para três modalidades, que lideram os projetos aprovados no último ano, mostrando a força dos atletas tanto da capital quanto do interior: judô, com 18 atletas; ciclismo, com 12; e natação, com sete. Completando a lista, outras modalidades se repetem em 2024 – vela, com três; ginástica, com dois; e rally, tênis, jet ski e duathlon, com uma cada.

A interiorização do FazAtleta nos últimos anos é um dos diferenciais da evolução do programa. Em relação aos atletas, moradores de 17 cidades baianas irão ser patrocinadas pela empresa e o Governo do Estado: Amargosa, Anguera, Caetité, Cairu, Castro Alves, Cruz das Almas, Feira de Santana, Governador Mangabeira, Irecê, Jequié, Juazeiro, Laje, Lauro de Freitas, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Ao todo, são 15 atletas da capital e 31 do interior.

Alguns atletas da lista são figuras carimbadas nos últimos anos do programa, como Bruno Jacob, que já foi campeão mundial de jet ski; Kennedi Lago, campeão brasileiro no ciclismo MTB; Gabriela Bettoni, uma das primeiras colocadas no ranking nacional da sua idade no tênis; e o casal da vela Juliana Duque e Rafael Martins, que já conquistaram duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos 2019 e 2023 (Lima e Santiago) e foram hexacampeões Norte e Nordeste mais um bicampeonato brasileiro, todos na classe snipe. A dupla seguirá representando a Bahia pelo Brasil e mundo, treinando com o foco em disputar os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Eventos

Já em relação aos eventos, sete já foram aprovados – quatro realizados e três seguem por agosto e setembro. Em julho, aconteceram o 4º Desafio Verde Vale MTB XCM, no dia 21, em Laje; o evento de triathlon Mãe Malvada VI, no dia 21, em Juazeiro; e a 2ª Corrida Rondesp Sul Night Run, no dia 20, em Itabuna. No dia 04 de agosto, foi a vez do IV Turbo Run, em Salvador; e do Cross Duathlon, em Camaçari, como parte do projeto Campeonato Brasileiro Multisports na Bahia. A próxima etapa do projeto é o Aquabike, que será realizado dia 24 de agosto em Ilhéus.

Completando a agenda de eventos contemplados pelo FazAtleta em agosto, o 1º Desafio Poço da Pedra de Ciclismo MTB será no dia 18 de agosto em Caculé, na região do Sertão Produtivo. Já logo no início de setembro, dia 1º, a Meia Maratona Petrobahia Farol a Farol – Etapa 2 movimenta a Orla Atlântica da capital baiana, com um percurso que compreende o trajeto entre o Farol da Barra e o Farol de Itapuã.

Programa – Criado em 1999, o FazAtleta é destinado a atletas, equipes e eventos, por meio do pagamento de despesas em viagens, aluguel de equipamento esportivo, contratação de seguro de vida e aquisição de material esportivo, além de bolsa-auxílio para o atleta que se dedica exclusivamente à prática esportiva e remuneração do técnico que o acompanha, dentre outros benefícios.

O proponente precisa apresentar uma proposta com todos os documentos necessários e divulgados no site da Setre, na seção FazAtleta, que será submetida a uma análise prévia e, caso tudo esteja correto, à comissão gerenciadora. Após a aprovação, a empresa patrocinada poderá obter até 80% do valor total do projeto esportivo como abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), enquanto os 20% restantes são de recursos diretos.

As inscrições seguem abertas até findar o recurso destinado (R$ 10 milhões de incentivo) para o projeto neste ano. A outra novidade é o aumento de 3% a 5% do valor permitido de dedução do montante total pago de ICMS por mês pelas empresas patrocinadoras, além do aumento dos valores dos tetos das categorias de atletas correspondentes aos rankings estaduais, nacionais e internacionais.

Fonte: Ascom/Sudesb