SPM realiza formação para identificar e acolher vítimas de violências de gênero no SAC Móvel
Foto: Fernanda Souza

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) está realizando uma formação com as atendentes do SAC Móvel. O objetivo é capacitar as profissionais para que possam identificar, acolher e orientar as mulheres vítimas das violências de gênero. A formação acontece ao longo do ano e é intensificada como parte da programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra as mulheres, em referência à Lei Maria da Penha.

Durante a formação, são abordados temas como divisão sexual do trabalho, relações sociais e identidade de gênero. As colaboradoras do SAC Móvel também recebem esclarecimentos sobre os tipos de violência de gênero: doméstica, sexual, política, psicológica, moral, obstétrica, patrimonial e importunação sexual. A formação envolve, ainda, orientações sobre a rede de atendimento existente: Casa da Mulher Brasileira; Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram); Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam); Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neams); Salas Elas à Frente; Unidades Móveis da SPM; Defensoria Pública do Estado (DPE); Ministério Público (MP); Tribunal de Justiça (TJ); Casa Abrigo; Dique 180; e o Dique 190, além do Batalhão Maria da Penha.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Fernanda Souza

Ana Clara Auto, coordenadora executiva da SPM, falou como a formação reflete no cotidiano de trabalho das atendentes do SAC Móvel. “Os dados da violência mostram que temos um desafio enorme para o enfrentamento. Esse é um trabalho muito importante que as atendentes do SAC realizam. Elas orientam, demonstram segurança e encaminham para a rede de enfrentamento à violência. Precisamos alcançar essas mulheres que necessitam de informação”, afirmou.

Jessica Menezes, atendente do SAC Móvel há três meses, destacou a importância da formação: “eu ainda não presenciei casos, mas vejo que as mulheres ficam oprimidas, com medo. É difícil denunciar, mas é o nosso papel ouvir sem julgar e encaminhar para os serviços de apoio”. Já Tânia Nascimento, com 20 anos de experiência no SAC Móvel, participou pela primeira vez da formação e falou sobre o impacto da iniciativa. “O atendimento é rápido, mas às vezes as mulheres querem falar. Gostei muito da formação. É inovador e essencial, especialmente para municípios pequenos que não têm essa estrutura”. A próxima formação para as atendentes do SAC Móvel está prevista para 15 de agosto na SPM.

Foto: Fernanda Souza

SAC Móvel

O SAC Móvel é um caminhão de serviços que percorre os municípios baianos, oferecendo emissão da carteira de identidade, antecedentes criminais, recadastramento de aposentados e pensionistas, entre outros. A Secretaria da Administração (SAEB) disponibiliza mais informações através do aplicativo e Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br) e do site do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center (71) 4020-5353 (celular) ou 0800 071 5353 (fixo).

Foto: Fernanda Souza

Fonte: Ascom/SPM