3° Ciclo de Formação Técnica do Arquivo Público da Bahia começa nesta terça-feira (6)
Ilustração-Ascom FPC/ Secult-BA

Aberto ao público geral, tem início nesta terça-feira (6) o 3° Ciclo de Formação Técnica do Arquivo Público da Bahia (APEB), unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). A formação conta com as palestras do secretário executivo do Conselho Nacional de Arquivos, Alex Pereira de Holanda; do tabelião e registrador civil em São Sebastião do Passé/BA; Bruno César de Carvalho Coelho; da analista de tecnologia da informação no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Jussara Teixeira; e do diretor do APEB, Jorge Vieira.

O tema central da formação é “Desafios e Oportunidades das Novas Tecnologias no Contexto dos Arquivos”, que se desdobrará em palestras com as temáticas “Conexões Técnicas entre as Rotinas processuais do cartório de registros civis x Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq)”, com os palestrantes Bruno César de Carvalho Coelho e Alex Pereira de Holanda, na terça-feira (6), das 14h às 17h.

Link Personalizado

Arquivo Público do Estado da Bahia, segunda maior instituição arquivística do Brasil, celebra 134 anos
Foto: Tom Correia

Na quinta-feira (8), das 14h às 17h, a palestra será sobre “Aplicação da Inteligência Artificial nos Arquivos”, com os palestrantes Alex Pereira de Holanda e Jussara Teixeira. Encerrando este 3° ciclo de formação, “Atuação Sistêmica dos Arquivos Públicos desafio e oportunidades para efetivação da preservação digital” será abordada na mesa conduzida por Alex Pereira de Holanda e Jorge Vieira, sexta-feira (9), das 9h30 às 11h30.

A formação acontecerá na sede do APEB, em Salvador. Os participantes serão certificados.

SERVIÇO

O quê: 3° Ciclo de Formação Técnica do Arquivo Público da Bahia com participação do Arquivo Nacional

Quando: 6, 8 e 9 de agosto, das 14h às 17h

Onde: APEB – Ladeira Quintas dos Lázaros, nº 50, Baixa de Quintas, Salvador, Bahia