Bahia avança na segurança hídrica e alimentar com implantação de novas tecnologias em comunidades rurais
Foto:André Frutuôso- Ascom/CAR

Nesta quarta-feira (14), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), deu um passo significativo para fortalecer ainda mais a segurança hídrica e alimentar em diversas comunidades rurais. Foram assinados contratos com 15 Organizações da Sociedade Civil para a implementação de 2.847 tecnologias sociais de captação e armazenamento de água, que contemplam a instalação de 1.125 cisternas calçadão, de 52 mil litros, e 1.722 barreiros trincheira, em 45 municípios baianos.

As tecnologias, que visam à captação e o armazenamento de água da chuva, permitirão que as famílias beneficiadas possam produzir alimentos, cultivar hortaliças, plantas medicinais, criar pequenos animais e até comercializar o excedente da produção. A ação reflete o compromisso do governo estadual com a melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais e o combate à fome.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto:André Frutuôso- Ascom/CAR

Além da assinatura dos contratos, foi emitida a Ordem de Serviço para o início dos contratos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), executados pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). As entidades executoras terão a missão de oferecer suporte técnico aos agricultores e agricultoras familiares.

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a ação é um marco para o estado. “Este é um momento histórico para a Bahia e para a agricultura familiar baiana. Estamos lidando com duas pautas estratégicas: assistência técnica e insumos produtivos, com a água sendo o principal deles. Hoje, celebramos 15 contratos que beneficiarão 11 mil pessoas. Estamos vivenciando uma realidade onde políticas públicas se integram para transformar vidas”, destacou Ribeiro.

Foto:André Frutuôso- Ascom/CAR

Representante do Centro de Agroecologia no Semiárido (Casa), Juliano Vilas Boas, ressaltou a importância da implantação das novas tecnologias. “Essas tecnologias chegam em um momento crucial, especialmente em um contexto onde muitas famílias ainda enfrentam insegurança alimentar e nutricional. A água para produção será fundamental para garantir alimentos de boa qualidade e segurança hídrica”, afirmou Vilas Boas.

Já a presidente da Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (Arcas), Juliana Sá, comentou sobre o impacto positivo do projeto em municípios como Abaré, Chorrochó e Macururé. “Esse projeto de água para produção vai levar condições para que diversas famílias possam produzir alimentos e, assim, participar ativamente da dinâmica de combate à fome”, enfatizou Juliana.

Foto:André Frutuôso- Ascom/CAR

Com a implementação dessas tecnologias, espera-se que as vidas de milhares de famílias baianas sejam transformadas, promovendo a produção sustentável e a segurança hídrica e alimentar em uma das regiões mais afetadas pela seca. As Organizações da Sociedade Civil foram selecionadas pelo Edital nº 03/2024, do programa Bahia Sem Fome – Água para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal. A ação é executada pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Coordenação do Programa Bahia sem Fome.

Fonte: Ascom/CAR