Bahia em Movimento #48 Água e Saneamento
Foto: Paula FróesGOVBA

Gestores públicos, equipes técnicas e estudantes de todo o país participam, no período de 6 a 8 de agosto, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, do XI Seminário Nacional de Saneamento Rural e o XIII Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais. O evento, que é um marco para a Bahia nas discussões sobre os avanços das políticas de saneamento rural, será promovido pela Câmara Temática de Saneamento Rural da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em parceria com as Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento da Bahia e com os Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars) do Ceará, Piauí e Pernambuco.

Inscrições abertas para o XI Seminário Nacional de Saneamento Rural e o XIII Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais
Foto: André Frutuôso/CAR

Com o tema “O Saneamento Rural escrevendo sua história: Gestão Participativa e Compromisso Social”, o seminário é um convite aos gestores públicos a avaliarem a política de saneamento rural, como afirma a subcoordenadora do Programa Água para Todos/CAR, Ana Luíza Marques.“O tema do Seminário convida os gestores públicos, a sociedade civil, as Centrais e Sisars a olharem a trajetória percorrida porque, embora desafiadora, a política de saneamento rural apresenta avanços significativos na vida das populações rurais, como a melhoria da saúde, da alimentação e do acesso à água potável, com regularidade”, avaliou Ana Luiza.

Link Personalizado

Só na Bahia, o trabalho das três centrais de associações comunitárias implantadas (Seabra, Jacobina e Caetité) já atendeu 126.170 pessoas, em 41 municípios, realizando mais de 37 mil ligações e apoiando a instalação de 183 sistemas de abastecimento de água. A ação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Foto: André Frutuôso/CAR

Para mais informações sobre o Seminário, entre em contato pelo e-mail seminariosanrural@centralcaetite.org ou pelo WhatsApp (77) 99867-3464.

Fonte: Ascom/CAR