Caravana Bahia Sem Fogo conclui etapa em Unidade de Conservação e reforça ações contra incêndios florestais
Fonte: Ascom/Inema

A terceira etapa da Caravana Bahia Sem Fogo foi concluída com sucesso neste sábado (3) no Parque Estadual das 7 Passagens, localizado em Miguel Calmon, a 361 km de Salvador. O evento, que pela primeira vez foi realizado dentro de uma Unidade de Conservação, além de oferecer uma manhã de aprendizado intenso e sensibilização para a região Norte da Bahia, também reforçou o compromisso do Estado com a proteção das áreas naturais e a preservação da biodiversidade.

A diretora-geral da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e coordenadora do GT Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, destacou a importância de concluir esta etapa antes do início do ciclo de incêndios florestais. “Nosso objetivo foi finalizar antes do período crítico para a prevenção”, explicou Daniella. Ela enfatizou que mais de 85% dos incêndios florestais são causados por ações humanas, como queimadas acidentais e descuidos com queimadas controladas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Fonte: Ascom/Inema

“Se conseguirmos aumentar a conscientização e a educação sobre práticas seguras e responsáveis, podemos reduzir consideravelmente o número de incêndios florestais”, afirmou. O programa inclui ações de educação ambiental, oficinas com as comunidades, treinamento de brigadistas voluntários e a implementação de estratégias eficazes de prevenção.

Nesse contexto, a diretora de Sustentabilidade e Conservação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Jeanne Florence, ressaltou que a escolha de realizar o evento em uma unidade de conservação reflete o compromisso do governo com a proteção de áreas ecologicamente significativas e a preservação da biodiversidade.

“Escolher uma unidade de conservação para encerrar o evento destaca nossa prioridade em preservar a biodiversidade e proteger áreas de grande importância ecológica”, afirmou Jeanne. Ela também anunciou o progresso na criação de uma nova metodologia de oficinas, destinada a desenvolver planos de prevenção para todas as unidades de conservação.

Fonte: Ascom/Inema

Como parte das atividades, foram realizadas importantes palestras que abordaram os desafios e as soluções relacionadas aos incêndios florestais. O veterinário do Inema, Vinicius Dantas, apresentou uma análise detalhada dos impactos devastadores dos incêndios na fauna e a importância de um planejamento adequado para o resgate e tratamento dos animais afetados.

Dantas ressaltou que a fauna é essencial para a manutenção do meio ambiente, atuando na polinização, dispersão de sementes e mediação ecológica. “A colaboração entre instituições e o monitoramento contínuo das populações de fauna e flora são fundamentais para enfrentar os desafios impostos pelos incêndios e garantir a conservação da biodiversidade”, enfatizou.

Além disso, o geólogo Washington Franca-Rocha, professor da Universidade Federal de Santana, ofereceu uma análise detalhada na palestra “A Caatinga e o Impacto do Fogo”. Franca-Rocha destacou como os incêndios comprometem a biodiversidade e alteram a dinâmica dos ecossistemas da Caatinga, um dos biomas mais importantes e vulneráveis do Brasil.

Fonte: Ascom/Inema

Ele também discutiu a inovação trazida pela Ferramenta MAP Biomas, que utiliza tecnologias avançadas para monitorar e analisar mudanças na cobertura do solo, permitindo uma resposta mais eficaz aos desastres ambientais. “Com essa tecnologia, é possível aperfeiçoar o planejamento e a execução das ações de preservação, aprimorando a capacidade de resposta a desastres e a gestão ambiental”, concluiu.

Bahia Sem Fogo

O Programa Bahia Sem Fogo é coordenado pela Sema e conta com a colaboração de várias entidades parceiras. Entre elas estão o Inema, que atua na gestão ambiental; as Secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), que contribuem com suporte em áreas de segurança e saúde; e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), responsável por ações de combate a incêndios. A Casa Civil coordena as ações governamentais, enquanto a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) oferece suporte em emergências e desastres. A Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) também participa, atuando na proteção e fiscalização ambiental.