Durante reunião, Governo do Estado e trade turístico comemoram resultado do setor na Bahia
Foto:Mateus Pereira/GOVBA

O resultado positivo do turismo em 2024, que elevou a Bahia à liderança nacional no setor, foi comemorado na tarde desta quinta-feira (29), pelo governador Jerônimo Rodrigues e o trade turístico baiano, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), Centro Administrativo da Bahia (CAB). Participaram do encontro, secretários estaduais e representantes de agências de viagens, da rede hoteleira, de bares e restaurantes, sindicatos e associações.

No primeiro semestre do ano, o volume de atividades turísticas no estado cresceu 9,1% quando comparado ao mesmo período de 2023, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se o comparativo for apenas no mês de junho, esse número cresce para 19,2%, o maior entre os estados da Federação. “Com a massiva divulgação dos festejos juninos em outros Estados, a Bahia se tornou um dos destinos mais procurados à época. Esse resultado é fruto de investimentos do Governo do Estado em infraestrutura, qualificação profissional e promoção de destinos baianos”, avaliou o chefe do executivo.

Link Personalizado

Foto:Mateus Pereira/GOVBA

As atividades turísticas geraram uma receita de R$ 4 bilhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2023, um aumento de 25% em relação a 2022. A contribuição do turismo no PIB baiano foi ampliada para, aproximadamente, 4%, de acordo com dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

Além disso, os aeroportos baianos foram o principal portão de entrada de turistas estrangeiros no Norte e Nordeste. Um total de 45% deles entraram no país pelo estado. “Mais de 5,9 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos baianos entre 2023 e 2024. A Bahia lidera o número de voos para mais de 15 capitais brasileiras. Sobre os voos internacionais, os destinos mais acessados tem sido Lisboa, Madri, Buenos Aires, Santiago do Chile e Montevideo. Ainda este ano entra em operação voos diretos para Paris, capital francesa, e para Varsóvia, na Polônia”, declarou o secretário de turismo, Maurício Bacelar.

Foto:Mateus Pereira/GOVBA

Para alcançar esses resultados, até julho de 2024, foram concluídos, recuperados e restaurados mais de 16 mil km de estradas, com investimento de mais de R$ 11 bilhões; no segmento de aeroportos, foram investidos, de 2023 até julho de 2024, aproximadamente R$ 365 milhões, entre obras concluídas e em andamento. Atualmente, o estado possui 71 aeroportos regionais; a sinalização turística em seis zonas da Bahia e a captação de eventos nacionais e internacionais também merece destaque.

“Os agentes de viagem tem feito um trabalho intenso no interior do estado, nas 13 zonas turísticas. Isso se deve às ações e empenho do Governo do Estado em investir na Bahia, seja na pavimentação de rodovias ou na capacitação dos profissionais que atuam no turismo. Só temos a agradecer por esse espaço de diálogo para melhorar ainda mais as nossas atividades”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Jean Gonze.

Foto:Mateus Pereira/GOVBA

A estado tem se destacado, ainda, na captação de eventos nacionais e internacionais, com 48 eventos realizados em 2023 e 37 já realizados em 2024. “A Bahia é potente, bela e capaz de atender as expectativas de qualquer visitante. O comprometimento da Setur nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo para avançar ainda mais no desenvolvimento turístico baiano”, disse a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Andrea Chamusca.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA