Edital vai selecionar empresa para capacitar produtores de agave com foco na produção de etanol
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Estão abertas as inscrições do edital RePlanta Agave, que vai selecionar a empresa interessada em capacitar produtores agrícolas do semiárido baiano para a produção do agave, com foco na fabricação de etanol. A iniciativa tem por objetivo melhorar as condições de plantio, colheita e uso da biomassa residual da produção de fibra de sisal, criando uma rede qualificada de agricultores para a produção de biocombustível a partir do agave.

A capacitação faz parte do projeto RePlanta Agave, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que vai investir R$ 2,6 milhões em ações para potencializar a cadeia produtiva do agave na região sisaleira, visando o aproveitamento da biomassa da planta para a produção de biocombustível. As atividades incluem a oferta de cursos, acompanhamento e orientação técnica pelo período mínimo de 18 meses, entrega de tratores para manejo, entre outras ações.

Link Personalizado

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O projeto visa criar um sistema cooperativista qualificado para a produção em escala do agave, redimensionando a capacidade produtiva da região. A iniciativa pretende abranger todos os 20 municípios que formam o Território do Sisal, na Bahia. Na etapa de capacitação, serão atendidos, ao menos, 400 agricultores, com turmas de 20 beneficiários por localidade, com a oferta de qualificação e orientação técnica para preparação do solo, semeadura, manejo, colheita, armazenagem e comercialização dos produtos agrícolas.

Pelo edital, uma única empresa com modelo de atuação Organização da Sociedade Civil (OSC) será selecionada e deverá desenvolver ações tais como: mapear e cadastrar os agricultores; estabelecer parceria com instituições de ensino técnico para apoio nas atividades de capacitação; estabelecer planejamento de acompanhamentos das atividades; fornecer equipamentos de proteção e segurança para os participantes. O edital de chamamento público 012/2024 pode ser acessado em www.trabalho.ba.gov.br, no menu Publicações – Editais e Chamadas, com inscrições até 05/09.

Seagri divulga portaria que ativa Câmaras Setoriais no Estado da Bahia
Foto: Divulgação/Seagri

Atualmente, os trabalhadores utilizam apenas 4% da planta para produção do sisal e descartam o restante. Com o projeto RePlanta Agave, a ideia é utilizar 95% da planta para também produzir o biocombustível e aumentar a renda dos trabalhadores, visando um maior desenvolvimento regional. “Nosso objetivo é transformar a indústria local, potencializar e fomentar a economia. Isso é desenvolvimento do Brasil, com mais empregos e oportunidades. O RePlanta Agave é uma iniciativa alinhada às diretrizes da Nova Indústria Brasil para a transição e eficiência energética”, explica o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.

“Mais uma parceria com o governo federal, que vai contribuir para maior geração de renda no nosso estado. O RePlanta Agave vai aumentar e melhorar a cadeira produtiva, com nova possibilidade de aproveitamento da planta na região sisaleira da Bahia, com impacto no meio ambiente e na melhoria das condições de vida dos produtores rurais”, pontua o secretário da Setre, Davidson Magalhães.

Fonte: Ascom/Setre (com informações da ABDI)