Estudantes de Conceição do Almeida são premiados na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Foto: Ascom/SEC

A equipe do Clube de Robótica Ojú Obá, do Colégio Estadual de Tempo Integral Mandinho de Souza Almeida, localizado no município de Conceição do Almeida, conquistou medalha de bronze na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada neste sábado (31), na Escola Sesi Comendador Bernardo Martins Catharino, em Salvador. Os jovens estudantes desenvolveram diferentes projetos tecnológicos na escola e, nesta etapa, apresentaram o Robô Xangô. 

Os integrantes que participaram da OBR foram Heitor Almeida, 17, Maria Clara Souza, 16, Rafael Silva, 18, todos do curso técnico em Informática, além de Thamires Mel Souza, que cursa o 3º ano do Ensino Médio. A equipe foi acompanhada pelos professores-orientadores Rodrigo Nascimento e Osvaldo Junior. Eles competiram na modalidade Robótica Artística, na qual os adversários fazem uma apresentação artística utilizando robôs. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/SEC

O objetivo do projeto é criar uma experiência interativa que celebre a tradição do Xirê dos Orixás, com foco na homenagem a Xangô, enquanto explora e promove a identidade e o pertencimento dos povos de matrizes africanas por meio da robótica e da tecnologia. O robô também foi inspirado pela música “Milagres do Povo”, de Caetano Veloso, e pelo legado literário de Jorge Amado e Fernando Coelho.

O professor Rodrigo Nascimento falou do impacto da olimpíada no aprendizado dos estudantes. “Trazê-los para a OBR é mais do que participar de uma competição. É investir no futuro deles. Eles puderam aplicar, na prática, o que aprendem em sala de aula; desenvolveram novas habilidades; e descobriram o poder da inovação e do trabalho em equipe. Estamos orgulhosos de ver o colégio tão bem representado e confiantes de que essa experiência marcará profundamente suas trajetórias”.

Foto: Ascom/SEC

Para Heitor Almeida, participar da OBR foi uma experiência incrível. “Gostei muito de compartilhar nosso projeto de robótica com outros estudantes e aprender com eles também. Ver o nosso robô sendo apresentado em um espaço tão importante é muito gratificante. Esta oportunidade tem me ensinado sobre trabalho em equipe, criatividade e como a tecnologia pode impactar o futuro. É um momento que vou levar para toda a vida”, disse, entusiasmado. 

Sobre a olimpíada – A OBR é uma olimpíada científica que visa incentivar os jovens na carreira científico-tecnológica. Envolvendo robótica e inteligência artificial com os assuntos vistos nas disciplinas da escola, a competição mostra que todo o conhecimento pode ser utilizado para criar soluções práticas e tecnologias de ponta. Com a OBR, crianças e adolescentes podem se preparar para o futuro da robótica e a inteligência artificial de forma divertida e competitiva. Para mais informações, acesse o site da olimpíada, através do endereço https://obr.robocup.org.br/ .

Fonte: Ascom/SEC