Estudos para revisão do PDSTRIP são apresentados em audiência pública
Foto: Ulgo Oliveira - Ascom/Seinfra

Os estudos realizados para a revisão do Plano Diretor do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado da Bahia (PDSTRIP) foram apresentados em audiência pública nesta quarta-feira (21), no auditório da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). O objetivo é o de propor o reordenamento do sistema de linhas de ônibus intermunicipais para garantir um serviço mais eficiente em toda a Bahia.

Participaram do evento, realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), representantes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Agerba e do consórcio PDSTRIP-CTS, executor do estudo, formado pelas empresas Concremat Engenharia e Tecnologia, Transplan Planejamento e Projetos, e Systra Engenharia e Consultoria.

Link Personalizado

Foto: Ulgo Oliveira – Ascom/Seinfra

A revisão do plano diretor é um reflexo das mudanças ocorridas no estado ao longo de dez anos, provocadas pelos investimentos na melhoria da malha rodoviária, além dos impactos de natureza socioeconômica resultantes, dentre outros fatores, a pandemia da COVID-19. “O resultado do PDSTRIP será utilizado para a elaboração dos editais de licitação do sistema de transporte rodoviário intermunicipal que serão realizados pela Agerba e que contarão com participação da sociedade por meio de audiências públicas e outros mecanismos de consulta”, explica a diretora de intermodalismo da Seinfra, Maria Amélia Amaral.

As informações apresentadas são o resultado de diversas etapas de trabalho conduzidas durante 20 meses e incluíram análises detalhadas de dados operacionais, pesquisas de campo em terminais rodoviários, e pontos de parada em rodovias entrevistas com usuários de transporte regular e não regular, além de análises de demanda e de custos, levantamento das características de frotas e do serviço prestado e simulações do sistema para os próximos anos. A revisão do plano diretor, dentre outras ações, poderá sugerir a fusão de linhas e/ou o redimensionamento de rotas do Sistema Rodoviário Intermunicipal.

Fonte: Ascom/Seinfra