Geopublica 2024: Governo do Estado realiza um dos maiores eventos de geoinformação do país
Foto: Ilustração SEI

De 11 a 13 de setembro, acontece em Salvador, a 13ª edição do encontro anual de produtores e usuários de geoinformação do Estado da Bahia. O Geopublica 2024 apresenta o tema “Gestão pública: geoinformação e compromissos de governo” e irá explorar as mais recentes estratégias geoespaciais aplicadas ao setor público, exibindo ferramentas desenvolvidas por entidades nacionais e locais.

Serão mais de 30 palestrantes, com destaques individuais e painéis temáticos, além de momentos de networking para promover a interação e formação de redes profissionais na área. A programação completa está disponível no site do evento, onde é possível realizar as inscrições: geopublica.ide.ba.gov.br.

Link Personalizado

Geopublica 2023 se consolida como evento nacional de geoinformação
Foto: Valdízio Santos/ Prodeb

“O Geopublica é um evento que se consolidou no calendário nacional das instituições públicas e privadas que desenvolvem geotecnologias em todo o Brasil. O tema deste ano, voltado à gestão pública, é de especial relevância, pois estimula e promove a inovação na esfera governamental, propondo o uso da geoinformação para que as políticas cheguem de fato aos territórios”, diz o diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio Ferreira. A instituição coordena o evento.

Programação

O evento será realizado no Fiesta Convention Center (Av. Antônio Carlos Magalhães, Itaigara). Dia 11, o credenciamento será aberto às 8h e a abertura acontece às 9h, com a participação do secretário do planejamento, Claudio Peixoto, do diretor-geral da SEI e presidente da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), José Acácio Ferreira, e do diretor de Informações Geoambientais da SEI, Cláudio Pelosi.

Geopublica 2024
Ilustração SEI

Será possível conhecer iniciativas de geoinfomação de órgãos do Estado da Bahia, como a SEI, a Secretaria do Planejamento (Seplan), a Casa Civil, a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e outros.

Destacam-se ainda convidados externos, como o Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE/RJ), a Polícia Federal/Ministério da Justiça e Segurança Pública (DF), o Instituto Pereira Passos (RJ), a Secretaria de Planejamento do Estado de Sergipe (SE), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (ES) e a Universidade Federal de Campina Grande (PB).

SEI Bahia Municípios vai levar tramitação eletrônica a Itaju do Colônia
Foto: Ascom/Saeb

“As inovações em geotecnologias são essenciais para apoiar a gestão pública na tomada de decisão cada vez mais assertiva. Por exemplo, em casos de desastres naturais, ajudam a identificar locais seguros para abrigar famílias e otimizam a logística de doações. Elas também são indispensáveis no planejamento de campanhas de vacinação, permitindo a escolha estratégica de pontos de atendimento próximos ao público-alvo. São amplamente utilizadas no monitoramento ambiental e na regularização fundiária, entre muitos outros usos”, explica Cláudio Pelosi.

Minicursos

No dia 13 de setembro, serão realizados minicursos on-line de QGIS Básico e de Qualidade de Dados Geoespaciais. Ambos serão transmitidos pelo canal SEI Bahia no YouTube. Para participar é necessário realizar a inscrição no site do evento.

Realização

O evento é uma inciativa da Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação (Cecar), sob a coordenação da SEI, em parceria com o Inema, Conder, Sedur, SIHS, Embasa, Prodeb, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA).

Fonte: Ascom/SEI