Governador participa da posse da nova vice-reitora da Uefs e entrega Pavilhão de Aulas 1
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Educação, Rowena Brito, e da reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, participou, nesta quinta-feira (08), da posse da nova vice-reitora da instituição, Rita de Cássia Brêdas Mascarenhas. Durante a solenidade, o chefe do Executivo também entregou o Pavilhão de Aulas 01 da academia.

Jerônimo destacou a responsabilidade assumida por Rita de Cássia Mascarenhas: “quem assume cargos de gestão, como da reitoria, da vice-reitoria, divide a responsabilidade do tempo. Não há hora do dia para que ocorra alguma coisa e para que essa pessoa seja chamada. Então, eu quero agradecer, como governador do Estado, porque você está se entregando. E eu compartilho deste momento com sua família, seus colegas, seus amigos. E, da mesma forma, eu quero agradecer a todos os reitores e vice-reitores que nos trouxeram até aqui”.

Link Personalizado

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A nova vice-reitora, Rita de Cássia Mascarenhas, disse que deve todo o seu processo formativo profissional e humano à Uefs, onde ingressou no curso de licenciatura em pedagogia, ainda na década de 80. “A Uefs é reconhecida nacional e internacionalmente, uma instituição cada vez mais democrática, mais inclusiva, mais humana e mais diversa. São muitos os desafios, pois vivemos em uma sociedade cada vez mais complexa, com demandas que precisam ser tratadas. E cabe a nós a luta contínua de fazê-lo”, afirmou.

Currículo

A nova vice-reitora, professora Rita Bredas, é graduada em pedagogia pela própria Uefs, mestre em educação pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ela atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Uefs) e coordena o projeto de extensão Leitura Itinerante. Anteriormente, entre 2008 e 2013, coordenou a extensão da Uefs e, de 2019 a 2024, exerceu o cargo de pró-reitora de extensão (Proex) da instituição.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Segundo a secretária Rowena Brito, a experiência da nova vice-reitora é fundamental para que a Uefs continue sendo uma referência: “a professora Rita já nos disse que é egressa desta universidade e é por isso que tem total intimidade e pertencimento a essa unidade. A sua experiência de professora, com a extensão e com a relação com a comunidade escolar, faz toda a diferença para continuar construindo uma universidade que a gente acredita, que dialoga com a comunidade”.

A reitora Amalia Mussi destacou as qualidades da nova vice-reitora e agradeceu por ela ter aceitado o convite para assumir o cargo. “A grande marca que eu vejo na nossa gestão é a valorização das pessoas. E eu tenho certeza de que nós vamos dar continuidade ao nosso trabalho”, enfatizou.

Novo pavilhão

O novo pavilhão recebeu investimentos da ordem dos R$ 14,2 milhões e inclui a construção de 36 salas distribuídas em três pavimentos, com 12 salas de aula em cada um. Além disso, serão investidos R$ 1.055.803,05 em equipamentos e mobiliários.

Repórter: Raul Rodrigues/GOVBA