Hospital Geral de Camaçari enfrenta superlotação por falta de estruturas de saúde municipais
Foto: Leonardo Rattes - Ascom/Sesab

Uma das maiores unidades de saúde de média e alta complexidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), dedicada integralmente à assistência Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Geral de Camaçari (HGC) completou 36 anos no dia 18 de agosto. O aniversário foi celebrado na quinta-feira (22), em festividade que incluiu homenagens à equipe de profissionais do HGC, com tema “Não teríamos conseguido sem vocês”. Idealizada pela Comissão de Humanização do hospital, a programação foi distribuída durante todo o dia, incluindo almoço especial comemorativo para todos os colaboradores da unidade; atividades como reiki e ventosaterapia; e apresentação instrumental de quarteto de cordas.

O evento comemorativo contou ainda com premiações simbólicas aos funcionários mais antigos em atividade. Em alusão às Olimpíadas, aqueles admitidos em 1988 receberam medalhas de ouro, enquanto os que entraram em 1989 foram agraciados com a prata e os de 1990, com o bronze. Por meio das medalhas, as homenagens foram extensivas aos cerca de 1040 colaboradores da unidade.

Link Personalizado

Abertura de 10 leitos de UTI aumentará capacidade de atendimento no Hospital Geral de Camaçari
Foto: Leonardo rattes/Ascom Sesab

A diretora geral do hospital, Thaís Fraga, expressou o orgulho de voltar à gestão do HGC após 18 anos e fez um breve balanço dos principais avanços ao longo do primeiro semestre de 2024. Ela ressaltou o importante papel do hospital na cobertura assistencial dos seis municípios que compõem esta região de saúde – Camaçari, Dias D’Ávila, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca e Conde –, com população de mais de 635 mil habitantes.

Serviços prestados

A unidade da rede estadual de saúde, focada em alta e média complexidade, realizou cerca de 2 mil atendimentos emergenciais e 3,6 mil internamentos hospitalares no primeiro semestre deste ano. Apenas no ambulatório, foram mais de 160 mil exames diagnósticos – laboratoriais, radiológicos, tomografia computadorizada, ultrassonografia e eletrocardiogramas – 6,7 mil consultas médicas e mais de 22 mil consultas e procedimentos multiprofissionais

A diretora da unidade destacou os investimentos do Governo do Estado e a sensibilidade e apoio da secretária da saúde, Roberta Santana, às demandas da unidade. “No dia 19 de julho foi inaugurada uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com dez leitos. É um equipamento importantíssimo para assistência aos pacientes graves e para o suporte pós operatórios das cirurgias de maior complexidade”, exemplificou Thaís , citando ainda obras cujos processos tramitam na Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), com previsão de operacionalização em curto prazo.

Foto: Leonardo rattes/Ascom Sesab

Mesmo com todo o empenho da equipe médica da unidade e o suporte do Governo do Estado, o HGC enfrenta atualmente uma grande demanda, com mais de 46% dos atendimentos sendo casos sem gravidade ou de baixa complexidade que deveriam ser resolvidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que integram a Atenção Primária, de responsabilidade municipal.

São casos como dores de cabeça, tontura, infecção no ouvido, gripes e até unha encravada. Os residentes de Camaçari representam mais de 94% dos atendimentos pediátricos e 77% dos adultos, uma situação que revela a deficiência das estruturas de saúde do município e compromete a capacidade de resposta a urgências do HGC.

Fonte: Ascom/Sesab