Mais 132 mil estudantes participam da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática
Foto: divulgação

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) encerra, nesta sexta-feira (2), a aplicação da Avaliação de Acompanhamento Plurall, ação que visa medir o nível de conhecimento dos estudantes nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), já alcançou mais de 1.500 unidades escolares em todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTEs) e contou com a participação de mais de 132 mil estudantes da rede estadual de ensino.

As avaliações são realizadas através da Plataforma Digital Plurall, sistema que permite o acompanhamento detalhado da gestão da aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Composto por 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática, o exame visa diagnosticar e elaborar estratégias pedagógicas para superar dificuldades e assegurar a assimilação dos conteúdos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: divulgação

Giuliana Amorim de Jesus Silva, professora de Matemática do Colégio Estadual Braulio Sampaio, localizado em Mata de São João, ressalta a importância de ter uma ferramenta para medir a capacidade dos alunos: “é muito interessante ter um meio para mensurar a aprendizagem das habilidades e competências que temos trabalhado com nossos estudantes. Nesta edição, em nossa escola, conseguimos realizar as avaliações de forma tranquila, porque fizemos, juntos à coordenação, uma organização para essa aplicação. Os estudantes fizeram as provas com mais atenção e nós também conseguimos diminuir as dificuldades para um melhor resultado”.

Foto: divulgação

O estudante Gustavo dos Santos, do 17º ano do Ensino Médio, compartilhou como foi a sua experiência ao realizar a avaliação: “as provas da Plurall são essenciais para nós, estudantes, e eu achei ótima a minha participação. Os assuntos que caíram na prova já tinham sido abordados pelos nossos professores em sala de aula, o que ajudou bastante na realização. Não é a primeira vez que participo da prova e acho que obtive um bom resultado”.

Fonte: Ascom/SEC