Mais um Colégio de Tempo Integral é inaugurado pelo Governo do Estado, desta vez em Coronel João Sá
Foto:Feijão Almeida/GOVBA

Mais de 780 estudantes de Coronel João Sá serão atendidos no novo Colégio de Tempo Integral Santo Antônio que passou por obras de ampliação e modernização, inaugurado neste domingo (25) pelo governador Jerônimo Rodrigues. Com um investimento de mais de R$ 11,5 milhões, a 57ª Unidade conta com dez salas de aula, restaurante estudantil, teatro com 200 lugares, campo de futebol society, vestiário e subestação. Além disso, a quadra poliesportiva foi reformada e coberta, e o prédio passou por reformas civis e elétricas.

“Não é fácil mexer na estrutura das escolas de forma rápida. Temos 1.100 escolas na Bahia e já alcançamos 600 com reformas e melhorias significativas. A rede estadual tem passado por um processo profundo de reestruturação, com o objetivo de garantir espaços de ensino modernos, acolhedores e com todas as condições necessárias para o aprendizado. Todas as escolas terão o padrão de Coronel João Sá. A escola é uma casa de acolhimento”, destacou Jerônimo.

Link Personalizado

Foto:Feijão Almeida/GOVBA

Para o estudante do segundo ano do colégio Santo Antônio, Douglas dos Reis, a nova estrutura representa uma melhoria significativa nas condições de ensino, proporcionando um ambiente mais adequado ao desenvolvimento acadêmico. “Sentíamos falta de uma escola mais equipada. Agora, teremos uma sala de informática, laboratórios e uma biblioteca melhores para nossas atividades”, comentou.

A Secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou a importância da estrutura moderna da nova escola para o ensino em tempo integral. “Com uma escola equipada e ambientes de qualidade, os estudantes podem permanecer mais tempo na instituição, o que favorece não só o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento integral, proporcionando atividades que vão além da sala de aula, como esportes, cultura e laboratórios práticos”, afirmou.

Infraestrutura

Ainda em Coronel João Sá, o governador entregou 95 unidades habitacionais no Loteamento Santo Antônio, construídas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com um investimento aproximado de R$ 7 milhões. Outras 100 unidades habitacionais foram entregues no Loteamento Sanharol, juntamente com a pavimentação em paralelepípedo de vias, garantindo moradia digna e conforto ao tráfego da região.

Emocionada, a dona de casa Tatiane de Jesus, sonhava com a casa própria desde o rompimento da barragem do Quati, quando a cidade foi inundada em 2019. “Primeiramente, agradecer a Deus, que hoje eu vou receber minha casinha e vou sair do aluguel, porque é difícil. A gente trabalha, mas não dá também para pagar tudo. E agradeço também ao Governo do Estado”, ressalta.

Foto:Feijão Almeida/GOVBA

Além disso, foram inauguradas obras de pavimentação em paralelepípedo no Loteamento Santo Antônio, totalizando mais de R$ 1,8 milhão em investimentos. Na sede do município, o governador entregou a requalificação da Praça do Antigo Mercado, revitalizada com um aporte de mais de R$ 1,5 milhão da Sedur. O governador participou da inauguração de uma base descentralizada do SAMU 192.

Saneamento Básico e Desenvolvimento Rural

Reforçando o compromisso com o saneamento básico, Jerônimo Rodrigues entregou a ampliação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) na localidade de Lagoa da Barra, em Caldeirão de Cima, a 30 km da sede. Realizada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e pela Embasa, a obra recebeu um investimento de R$ 130 mil, beneficiando 225 habitantes.

Para melhorar a mobilidade em períodos de chuva e facilitar o escoamento da produção agrícola, o governador também entregou a construção de passagens molhadas nas localidades de Lagoa do Velho, Veneza 2, Jitaí e Gasparino, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Jerônimo ainda realizou a entrega de três tratores com implementos agrícolas para associações de Coronel João Sá e Pedro Alexandre.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Outras Obras

Ainda em Coronel João Sá, Jerônimo Rodrigues autorizou o início das obras de construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Sanharol, ampliando o acesso aos serviços de saúde. Na ocasião, o governador autorizou a implantação de uma Unidade de Beneficiamento de Mel no povoado de Tiririca, no município de Coronel João Sá, além da construção de uma rede de drenagem pluvial na região. Também foi autorizada a atualização do projeto para a pavimentação da rodovia BA-084, no trecho entre Coronel João Sá e Sítio do Quinto.

Repórter: Joci Santana/GOVBA