Parceria entre ministérios promove formação em Saúde em escolas da Região Nordeste
Foto:Amanda Chung-Ascom/SEC

O curso “Atualização em Planejamento e Gestão do Programa Saúde na Escola (PSE)” foi iniciado, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A iniciativa é um marco na promoção da saúde e prevenção de doenças entre estudantes da Educação Básica da Região Nordeste, reforçando o compromisso com a formação integral dos alunos. O curso, que integra o projeto “Fortalece PSE!”, é resultado de uma parceria entre os ministérios da saúde e da educação.

“Iniciamos, em 2023, a retomada do PSE na Bahia com uma oficina de escuta para identificar os pontos fortes e desafios de cada território. Além da criação de grupos intersetorial de trabalho, responsáveis pela governança do programa em seus estados, retomamos, a formação dos profissionais, que, na conclusão do curso, no final deste ano, vão elaborar um plano de ação para ser implantado em seu território”, esclareceu a coordenadora geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde, do Ministério da Saúde (MS), Graciele Delgado. A secretária geral da Educação Básica do MEC, Tereza Farias, reforçou: “Nosso desafio é ampliar, cada vez mais, o número de escolas participantes do PSE, celebrando a adesão de 417 municípios baianos para o biênio 2023/2024″.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto:Amanda Chung-Ascom/SEC

Qualificar os gestores estaduais é um passo decisivo para garantir que as ações do PSE sejam bem planejadas e eficazmente executadas. Isso fortalece a integração entre saúde e educação nas escolas, criando ambientes mais saudáveis e propícios ao desenvolvimento dos alunos. “A educação é a única política estrutural presente em todos os municípios baianos. Quando unimos Educação e Saúde, alcançamos a população que mais precisa e fazemos a diferença”, afirmou o diretor do IAT, Iuri Rubim, destacando o papel transformador dessa articulação.

O PSE aborda temas vitais, como saúde bucal, alimentação saudável, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e combate ao uso de álcool e drogas, entre outros. O subsecretário de saúde da Bahia, Roberto Barbosa, expressou seu entusiasmo pelo programa. “Como cardiologista de formação, reitero que as doenças crônicas são um desafio para qualquer sistema de saúde. Focando nas crianças, conseguimos promover mudanças significativas no estilo de vida e na saúde familiar. É emocionante ver como o conhecimento pode transformar vidas, especialmente quando começamos cedo, com as crianças”.

Fonte: Ascom/SEC