Plenária do Consea-BA: Sema e Inema analisam desafios climáticos para a Segurança Alimentar da Bahia

Foto: Ascom/Inema

O impacto das mudanças climáticas na segurança alimentar da Bahia foi o tema central da Plenária Ordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-BA), ocorrida em Salvador, nesta segunda-feira (29). A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) tiveram destaque na discussão, com a participação do chefe de gabinete da Sema, André Ferraro e do Diretor de fiscalização do Inema, Eduardo Topázio, que expuseram as estratégias de adaptação e mitigação implementadas pelo governo para enfrentar os desafios ambientais do estado.

Durante a plenária, André Ferraro destacou a prioridade das mudanças climáticas no contexto do desenvolvimento sustentável. Embora o tema seja crucial para nossas vidas, ele sublinhou que enfrentar os desafios ambientais exige esforços substanciais, especialmente na transformação das políticas relacionadas. Ferraro ressaltou, ainda, a importância de envolver a sociedade em todas as etapas, promovendo um diálogo contínuo e construtivo para uma gestão ambiental eficaz.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/Inema

Participando da mesa temática, Topázio apresentou um panorama das políticas estaduais voltadas para as mudanças climáticas. Ele destacou o programa Bahia + Verde, coordenado pela Sema, e detalhou suas principais ações, incluindo o Inventário de gases de efeito estufa, a elaboração de planos de bacias hidrográficas, o Programa de Hidrogênio Verde, o combate à desertificação, o Programa Bahia Sem Fogo e o Programa Água Doce. Topázio ressaltou que essas iniciativas são essenciais para “promover uma economia de baixo carbono e fortalecer a gestão sustentável dos recursos naturais na Bahia”.

Foto: Ascom/Inema

Além disso, o diretor apontou o desafio de adaptar as políticas públicas ambientais para garantir sua sustentabilidade econômica e social. “É necessário ir além das abordagens tradicionais de comando e controle e buscar um equilíbrio que promova aprendizado e adaptação em diversos segmentos. Encontrar esse equilíbrio é essencial para avançarmos de forma integrada”, afirmou Topázio.

João Paulo Ribeiro, coordenador técnico da Sema e membro do Consea, destacou o impacto dos desafios climáticos na segurança alimentar da Bahia. “As mudanças nos padrões climáticos estão prejudicando a produção agrícola e a disponibilidade de água, enquanto eventos extremos estão comprometendo o abastecimento alimentar”, explica. Ribeiro enfatizou a importância da contribuição do conselho na formulação de políticas públicas, ressaltando que o diálogo contínuo e a colaboração são essenciais para criar soluções eficazes e inclusivas para esses desafios.

Fonte: Ascom/Inema