Programação da Flipelô 2024 tem Biblioteca Itinerante e projeto Leve e Leia
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A programação da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), foi aberta, na manhã desta quinta-feira (8), na oitava edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô 2024, no Centro Histórico de Salvador. Na ocasião, o público assistiu à contação de histórias ‘O Menino Nito’, da autora Sônia Rosa, e ‘O pássaro sem cor’, do autor Luiz Norberto Pascoal, e participou de sorteio de livro do projeto Leve e Leia e visitação à Biblioteca de Extensão, estacionada no Terreiro de Jesus.

A estudante Emilly Santos, do Colégio Municipal Virginia Reis Tude, em Camaçari, visitou a festa pela primeira vez e aprovou a iniciativa. “Eu gosto muito das experiências, ouvir histórias e apreciar”, afirmou ela, que participou de uma das atividades da Bibex.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Já a vice-diretora da Escola Municipal de Bananeira, localizada em Ilha de Maré, Gene de Jesus, destacou a importância dos alunos com faixa etária entre 7 e 12 anos participarem do evento: “é uma experiência cultural única pra eles, que estão na Ilha, sair e transpor os limites do mar, e vir para o continente, ter contato com evento dessa magnitude, dessa grandeza, com contação de histórias, contato com livros, com outras experiências literárias, é uma coisa que não tem preço”.

Com acesso gratuito a toda a programação, o evento homenageia, neste ano, o poeta, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, considerado o pai do rock brasileiro, Raul Seixas. As atividades da Bibex têm início na sexta-feira (9), às 10h, e seguem até sábado (10).

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Além de movimentar o setor cultural, a Flipelô também aquece a economia. Durante os cinco dias, a organização prevê que cerca de 200 mil pessoas participem das atividades espalhadas pelos 153 espaços públicos e privados ativados no Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. Na programação, há mesas de conversas, bate-papos, apresentações artísticas e espetáculos teatrais destinados ao público infantil e adulto.

“Estar presente no evento faz parte da missão da fundação de garantir a identidade do povo da Bahia através do livro, da leitura, da escrita e da memória do arquivo. A Bibex, que faz parte das bibliotecas públicas do estado, valoriza essa importância nos bairros de Salvador e interior”, destacou o coordenador da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé da FPC, Onizio Casemiro.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A edição terá a participação de 146 escritores nacionais, cinco internacionais e 352 artistas das mais variadas linguagens. Entre as atrações internacionais estão a escritora Shelly Bhoil, da Índia, e o poeta Tenzin Tsundue, do Tibete. Já os destaques nacionais são Itamar Vieira Júnior e Paloma Jorge Amado, filha do escritor Jorge Amado.

A Bibex

A Biblioteca de Extensão (Bibex) é uma biblioteca pública integrada ao Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon. A ação vai à comunidade através de espaços de leitura espalhados por Salvador e interior da Bahia. Também participam frequentemente de eventos que promovem o livro e a leitura.

Leve e Leia

“Leve e Leia” é um projeto que visa à democratização do acesso ao livro e à promoção da leitura como prática social, incentivando e estimulando o compartilhamento das publicações e o debate crítico sobre a obra. A dinâmica consiste na aplicação de “Quiz Literário” – uma atividade sobre a literatura brasileira junto aos estudantes que participam do evento, que, ao acertarem as perguntas, são premiados com livros.

A Flipelô 2024, que segue até o próximo dia 11, é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), com apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Toda a programação pode ser conferida no site www.flipelo.com.br.

Repórter: Joci Santana/GOVBA