Saúde e educação ganham reforço em Sítio do Quinto

Os 14,7 mil habitantes de Sítio do Quinto, no território de identidade Semiárido Nordeste II, foram beneficiados com obras do Governo do Estado, entregues na manhã deste domingo (25), pelo governador Jerônimo Rodrigues. Com um investimento total de R$ 18 milhões, o município foi contemplado com uma escola de tempo integral, um ônibus escolar, duas unidades de saúde, pavimentação de ruas e um trator.

No distrito de Tingui, a 13km da sede, a lavradora Maria Aparecida da Conceição, 46 anos, agradeceu a chegada da Unidade Básica de Saúde (UBS), que terá atendimento especializado em saúde da mulher. “Tenho duas filhas, uma de 30 anos e outra de 11. Vai ser maravilhoso ter uma consulta, fazer preventivo e exames aqui mesmo no distrito. Estou muito feliz”, comemorou.

Link Personalizado

Foto:Thuane Maria/ GOVBA

Os sítio-quintenses receberam duas unidades de saúde, somando R$ 2 milhões em investimentos. Os equipamentos são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde é possível buscar atendimento médico inicial, orientações e tratamentos básicos. Cada uma delas possui salas de acolhimento, de curativos, de vacinas, de nebulização, de esterilização, consultórios comuns e odontológicos, farmácias e sala de reuniões.

“Vamos atender toda a população nestas unidades, que contam com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Aqui também faremos ações educativas e de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis”, afirmou a secretária de saúde de Sítio do Quinto, Rosania dos Santos Reis.

Foto:Thuane Maria GOVBA

Para fortalecer ainda o atendimento à saúde, foi entregue um prédio novo para o funcionamento da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192, na sede e uma ambulância.

56ª unidade de ensino integral

A estudante Daniela Santos, 17, comemorou o fato de poder estudar o último ano do ensino médio em uma escola com infraestrutura moderna e completa. “É um sentimento maravilhoso saber que a nossa cidade está conseguindo ter uma escola tão linda, que nunca teve igual. Ano passado estudei em uma bem antiga, pequena, que não tinha ar-condicionado, nem ventilador direito, e hoje em dia tenho tudo isso”.

O Colégio Estadual de Tempo Integral João Francisco da Silva é a 56ª unidade entregue pela Secretaria da Educação do estado (SEC). Com um investimento de R$ 13,3 milhões, a escola tem 413 alunos matriculados. A estrutura conta com dez salas de aula, biblioteca, laboratórios, teatro, restaurante, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society. “Uma escola desse padrão significa garantia de segurança para estudantes e professores, aprendizagem, desenvolvimento e melhoria do nosso Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB)”, afirmou a titular da pasta, Rowenna Brito.

Foto:Thuane Maria/ GOVBA

Para a educação, Jerônimo Rodrigues anunciou mais investimentos. “Autorizei ainda aqui em Sítio do Quinto, a construção de duas quadras cobertas para as escolas municipais do Povoado Lagoa do Limoeiro e Cascalheira, e uma creche. Os nossos pequenos também precisam ser bem cuidados, com alimentação de qualidade e um local confortável e seguro para que os pais possam trabalhar com tranquilidade”.

Mais investimentos para Sítio do Quinto

As ruas da sede e os povoados de Planalto e Rasinho ganharam pavimentação em paralelepípedo, com aplicação de R$ 2 milhões em recursos e a Associação Fazenda Espinheiro recebeu um trator com implementos agrícolas. O governador também autorizou o projeto para a pavimentação da BA-084 que liga Sítio do Quinto a Coronel João Sá e a aquisição de uma unidade de extração de mel em contêiner na localidade de Caritá II.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA