SJDH participa do 18° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em Recife
Foto:Divulgação - Ascom/SJDH

Debates e conferências com foco na reflexão sobre os desafios envolvidos no tema da segurança pública, nacional e internacionalmente, movimentam a capital pernambucana desde ontem (13). É o 18º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que acontece em Recife até amanhã (15), e reúne gestores públicos, pesquisadores, ativistas, operadores do sistema de justiça e policiais. Uma comitiva da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) participa da programação do evento que, especialmente este ano, inclui a celebração dos 18 anos de atuação do FBSP.

Na abertura dos diálogos, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, defendeu a transversalidade entre as pautas de segurança pública e direitos fundamentais da humanidade. “Segurança pública sem direitos humanos é barbárie. E direitos humanos sem segurança pública é um moralismo barato. Precisamos unir ambos em um debate e levar isso a nível nacional. Quero pensar os direitos humanos como uma tecnologia do cuidado. Criar técnicas para que as pessoas possam se tornar as melhores versões de si mesmas. Saber o que cada um precisa […] e colocar os profissionais de segurança pública como parte desse processo todo”, afirmou Almeida.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto:Divulgação – Ascom/SJDH

Representando a SJDH no encontro, a coordenadora da Assessoria de Planejamento e Gestão do órgão, Gabriele Vieira, destacou a importância da ocasião no sentido do fortalecimento da interlocução entre diversos atores públicos e da sociedade civil. “Essa é uma maravilhosa oportunidade para alinharmos as nossas elaborações de políticas com as melhores práticas, pensadas e experimentadas por estudiosos e profissionais de todo o país. É uma temática complexa, que envolve vários contextos e fatores sócio-históricos, demandando a nossa atenção prioritária e nos incentiva ao esforço pela harmonia entre segurança pública, garantia dos direitos humanos e promoção da cidadania. Certamente, voltaremos para a Bahia com muitas informações cruciais e com ideias frutíferas que contribuirão para a elaboração das políticas da SJDH e do Governo do Estado”, afirmou Vieira.

As mesas redondas continuam nesta quinta-feira. Ao todo, serão mais de 48 debates com mais de 200 palestrantes. A implementação de câmeras corporais nas polícias e a saúde mental dos profissionais de segurança são alguns dos tópicos abordados na atividade. O Encontro é uma realização do FBSP em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senapen), e da Universidade Católica de Pernambuco.

Fonte: Ascom/SJDH