Unidade Móvel da Secretaria das Mulheres chega a Poções, Presidente Dutra, Irecê, Souto Soares, Boninal e Irará
Foto: Aluizio Sales-Ascom/SPM

A Unidade Móvel da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) chega a mais seis municípios nesta semana: Poções, Presidente Dutra, Irecê, Souto Soares, Boninal e Irará, para o atendimento psicossocial e jurídico a mulheres em situação de violência. O serviço está sendo intensificado, no Agosto Lilás, mês que marca os 18 anos da Lei Maria da Penha e é dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher.

A secretária da pasta, Neusa Cadore, destacou a importância do atendimento no interior através da Unidade Móvel. “O nosso objetivo é fortalecer a rede de proteção às mulheres em toda a Bahia. É fundamental romper o ciclo de violência e a SPM desempenha um papel crucial com diversas ações, o que inclui a sensibilização da sociedade e o atendimento qualificado nas Unidades Móveis, que é feito por equipes de diferentes áreas, que acolhem e fazem o encaminhamento necessário”, afirmou.

Link Personalizado

Mais de 50 mulheres são atendidas pela Unidade Móvel da SPM na Estação da Lapa
Foto:Adriana Ituassu-Ascom/SPM

Nesta terça-feira (27), a Unidade Móvel ficou estacionada na Escola Municipal Valter Barreto, na Praça Luiz Rogério, em Presidente Dutra, oferecendo suporte psicossocial e orientação jurídica às mulheres. Nesta quarta-feira (28), o atendimento será em Irecê, na Escola Parque Municipal Ineny Nunes Dourado, em parceria com a Faculdade de Irecê e outras instituições, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), que prestarão serviços na área jurídica e realizarão rodas de conversa.

A partir desta terça-feira até quinta (29), a Unidade Móvel estará em Souto Soares. No município, serão realizadas outras atividades, a exemplo de capacitação sobre violência de gênero com trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (Suas), das 8h às 12h, no auditório da prefeitura. A programação também inclui oficina do programa “Oxe, me respeite – na escola!”, com estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral de Souto Soares. A assistente social da SPM, Geane Soares, conduzirá as atividades no município e na quinta-feira, acontecerá uma sensibilização na feira livre, das 7h às 11h, com a Unidade Móvel.

Programa “Oxe, me respeite – nas escolas” fortalece prevenção à violência de gênero na rede estadual
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Na sexta-feira (30), outra Unidade Móvel da SPM estará em Boninal, na Praça Amélia Oliveira Silva, com atendimento das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já nos dias 30 e 31, a Unidade Móvel estará em Irará, oferecendo acolhimento e orientação jurídica, integrando a 14ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Comunidade de Quebra Fogo. As ações visam fornecer suporte imediato e especializado às mulheres em situação de vulnerabilidade, facilitando o acesso à informação e ao apoio necessário. “A programação inclui ações de enfrentamento à violência doméstica e o fortalecimento da campanha Agosto Lilás”, destacou a psicóloga da SPM, Paula Mendes.

Fonte: Ascom/SPM