Funceb leva oficinas de teatro a Ipiaú através do Gira Cena
Foto: Lucas Malkut

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult-BA), estará no território do Médio Rio de Contas para a realização do ciclo de oficinas do projeto Gira Cena, promovido pela Coordenação de Teatro/Dirart. De 24 a 29 de setembro, acontecerão oficinas virtuais e presenciais de Figurino e Maquiagem e Iluminação Cênica e Cenografia.

Serão disponibilizadas 20 vagas por turma para pessoas a partir de 16 anos, com ou sem experiência em teatro. As inscrições, gratuitas, acontecem de 16 a 24 de setembro, presencialmente, no Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológica de Ipiaú (Antigo Colégio Modelo), de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 22h, e aos sábados das 8h às 12h.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O complexo fica localizado na Rua Dois de dezembro, bairro Santana, em Ipiaú (BA) e informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3531-4494. No momento da inscrição devem ser apresentados RG/CPF e comprovante de residência.

Oficinas

A oficina de Iluminação Cênica e Cenografia, ministrada por Maria Carla, o estudo dos conceitos e equipamentos da caixa cênica, a produção de equipamentos de iluminação e cenário com materiais acessíveis que fazem parte do cotidiano dos participantes da oficina, provando que a concepção da iluminação e da cenografia não se limita à utilização de materiais caros modernos, mas que possibilitem novas propostas criativas na concepção dos seus projetos. A junção das duas áreas de estudos também configura uma estratégia metodológica para se compreender, na prática, que a luz e a cenografia são elementos interdependentes na composição do espetáculo. A agenda contará com carga horária total de 24 horas, para um grupo de até 20 participantes, com classificação etária de 16 anos.

Já a oficina de Figurino e Maquiagem Cênica, ministrada por Ramona Azevedo, proporcionará aos participantes uma abordagem teórico-prática que integre os estudos, nas duas áreas, resultando num olhar mais amplo desde o conhecimento básico dos materiais, demonstração de técnicas e estéticas, experimentos criativos, à concretização da proposta. A iniciativa contará com carga horária total de 24 horas, para um grupo de até 20 participantes, com classificação etária a partir de 16 anos.

As oficinas virtuais serão realizadas através da plataforma Google Meet nos dias 24 e 25 de setembro, já as presenciais, de 27 a 29 de setembro, acontecem no Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológica de Ipiaú (Antigo Colégio Modelo), mesmo local de inscrição. No último dia de projeto, haverá uma mostra final das oficinas. Haverá, ainda, certificado para quem completar acima de 80% da carga horária da oficina.

Gira Cena

O projeto Gira Cena, promovido pela Coordenação de Teatro da Diretoria Artística da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dirart/Funceb), já passou por Santo Antônio de Jesus no mês de agosto. Após Ipiaú, o projeto segue para outras cidades: Bom Jesus da Lapa, Euclides da Cunha, Valença e Souto Soares.

Confira a programação em Ipiaú:

Oficinas de Iluminação Cênica e Cenografia + Figurino e Maquiagem Cênica

24/09 e 25/09 (terça e quarta-feira) – 19h30 às 21h30 (virtual)

27/09 (sexta-feira) – 19h30 às 21h30 (presencial)

28/09 (sábado) – 8h30 às 12h e 14h às 18h (presencial)

29/09 (domingo) – 8h30 às 12h e 14h às 18h (presencial)

Mostra Final

29/09/2024 – 18h às 21h (presencial)

Gira Cena

Inscrição: 16 a 24 de setembro de 2024, segunda a sexta-feira, das 7h20 às 22h, e aos sábados das 8h às 12h

Local de inscrição, Oficinas e Mostra: Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológica de Ipiaú (Antigo Colégio Modelo) | Rua Dois de Dezembro, Santana, Ipiaú – BA

Informações: (73) 3531-4494