Barreiras recebe 1ª etapa da Operação Blitz/Ronda Verde contra Incêndios Florestais
Foto: Tiago Jr./Ascom Sema

O município de Barreiras foi palco, nesta quarta-feira (25), da abertura oficial da 1ª etapa da Operação Blitz/Ronda Verde contra Incêndios Florestais. Promovida pelo Governo do Estado através do Programa Bahia Sem Fogo, a operação integra o Plano de Ações Preventivas 2024 e visa reduzir os riscos de queimadas nas regiões mais vulneráveis. Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a iniciativa conta com o apoio de diversos órgãos estaduais que compõem o Grupo de Trabalho (GT) do programa.

A escolha por começar a ação pela região Oeste, em especial a cidade de Barreiras, a 862 km de Salvador, reflete a necessidade urgente de manter o controle e prevenção desses eventos, que impactam o meio ambiente, a economia e a saúde da população local.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Tiago Jr./Ascom Sema

“O objetivo da Ronda Verde é atuar diretamente na prevenção e mitigação dos focos de incêndios florestais no estado, aproveitando o momento favorável para intensificar as ações. Com o lançamento do plano de ações preventivas e a campanha de sensibilização da caravana Bahia Sem Fogo, agora avançamos para a repressão e responsabilização quanto ao uso do fogo, conforme estabelecido no decreto estadual que proíbe a prática”, destacou Pablo Rebelo, coordenador da ação do Programa Bahia Sem Fogo.

Durante a Operação Blitz/Ronda Verde, realizada nas principais vias de Barreiras, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), aconteceu a distribuição de materiais informativos e orientações a motoristas sobre a proibição do uso de fogo em áreas rurais. A ação visa aumentar a conscientização sobre os riscos de incêndios florestais e a necessidade de denunciar práticas ilegais.

Foto: Tiago Jr./Ascom Sema

“A Blitz Educativa tem o papel de sensibilizar motoristas e passageiros quanto aos crimes ambientais, especialmente o uso indevido do fogo. É crucial que todos se sintam responsáveis e acionem os órgãos competentes ao perceberem focos de incêndio”, reforçou Rebelo.

Ronda Verde

A programação também incluiu uma visita ao assentamento Ilha da Liberdade, na região de Rio Branco. Durante a atividade, a equipe da operação orientou os moradores sobre os perigos das queimadas, as condições climáticas críticas e as medidas necessárias para evitar incêndios florestais durante o período de proibição do uso do fogo. Presidente do assentamento, Andréa Santana ressaltou a relevância da ação: “Precisamos ter consciência do impacto ambiental que causamos. Sem essa conscientização, em breve estaremos sem água e ar.”

Foto: Tiago Jr./Ascom Sema

Servidor do Inema e gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Bacia do Rio de Janeiro, Armando Sá Nascimento, enfatizou a boa recepção da comunidade e a preocupação dos moradores com o tema. “Os assentados demonstraram grande interesse pelas orientações sobre prevenção de queimadas. A falta de coleta de lixo ainda é um desafio, pois a queima de resíduos pode desencadear incêndios graves. Esse assentamento, porém, mostra um compromisso significativo com a proteção do Rio Branco e do meio ambiente”, destacou.

Próximos Passos

Nos próximos dias, a Operação Blitz/Ronda Verde seguirá para outras cidades do Oeste baiano, levando informações e conscientização sobre a preservação ambiental e a prevenção de desastres. A ação busca envolver cada vez mais comunidades na luta contra os incêndios florestais, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Canais de denúncia – A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.

Fonte: Ascom/Sema