BTCA estreia “Ideias em Movimento”, refletindo sobre o tempo, com diretora teatral Onisajé
Onisajé - Ideias em Movimento - Foto: divulgação

Um encontro para refletir sobre as conexões entre o tempo, a ancestralidade e a memória. O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) realiza, na próxima quinta-feira (19), às 17h, o projeto “Ideias em Movimento”, que recebe a diretora teatral e uma das vozes mais proeminentes no cenário das artes cênicas afro-brasileiras, Onisajé (Fernanda Júlia Barbosa). O evento será realizado na Sala Carlos Moraes, no Espaço Xisto Bahia, com dez vagas gratuitas, ocupadas por ordem de chegada.

Com ênfase na divindade Iroko, orixá do tempo e das árvores sagradas, essa edição do “Ideias em Movimento” explora como a espiritualidade africana preserva e recria tradições, oferecendo uma visão cíclica do tempo em contraste com a perspectiva linear ocidental. A figura de Iroko será discutida como um símbolo de continuidade e resistência, representando a conexão entre o passado e o presente, enquanto promove a descolonização das narrativas culturais.

Link Personalizado

Diretora teatral, dramaturga, preparadora e formadora de atuantes, Onisajé será a convidada especial para conduzir essa rica discussão. Em seu currículo, destacam-se obras que abordam a espiritualidade africana e suas múltiplas expressões, como Siré Obá – A Festa do Rei (2009), Exu – A Boca do Universo (2014) e Macumba – Uma Gira sobre Poder (2016), entre outros trabalhos que refletem sua profunda ligação com o tema.

BTCA em Movimento

A iniciativa integra o projeto BTCA em Movimento, que promove uma série de ações voltadas para a formação de novas gerações e a reflexão sobre os futuros caminhos da companhia de dança. Entre essas ações, destacam-se seminários internos, montagens de espetáculos e a função de residência artística para outras companhias de dança da Bahia. A proximidade fortalece o papel do BTCA como um importante agente na implementação das políticas públicas de cultura no estado.

Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult-BA).

Ideias em Movimento – Balé Teatro Castro Alves

Com: Onisajé (Fernanda Júlia Barbosa)

Onde: Sala Carlos Moraes – Espaço Xisto Bahia (Barris)

Quando: 19 de setembro (quinta-feira), às 17h