Foto: Ascom/Cerb

A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e as Centrais de Associações Comunitárias de Seabra, Jacobina e Caetité se reuniram, nos dias 18 e 19 de setembro, na sede da Central de Caetité. O encontro, que contou com a presença de técnicos dos núcleos regionais da Cerb, foi aberto pela coordenadora do projeto Bahia que Produz e Alimenta e Projeto Integrado AFD, Talita Camara, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da reunião para o fortalecimento do acesso à água potável nas comunidades rurais da Bahia.

Jacqueline Menezes, coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Projetos da Cerb, apresentou os parâmetros de direcionamentos do projeto Bahia que Produz e Alimenta, executado pela Cerb e pela CAR, e Projeto Integrado AFD, que é de responsabilidade da Cerb. Entre os assuntos abordados, destacaram-se os critérios de elegibilidade, os investimentos, as metas a serem alcançadas, além de questões relacionadas ao licenciamento ambiental e à regularização fundiária.

Link Personalizado

Foto: Ascom/Cerb

Os projetos têm como meta expandir e fortalecer o Modelo de Gestão Compartilhada na Bahia, reconhecido por sua eficácia na melhoria do abastecimento de água nas comunidades rurais. Está prevista a criação de cinco novas centrais em municípios estratégicos, como Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Barreiras e Teixeira de Freitas.

Durante o encontro, os gerentes das centrais de Seabra, Jacobina e Caetité compartilharam experiências e discutiram ajustes técnicos nos sistemas de abastecimento de água que serão implementados pelos projetos.

Foto: Ascom/Cerb

As equipes também realizaram uma visita técnica aos sistemas de abastecimento das comunidades de Estreito, pertencente ao município de Urandi, e Sebastião Laranjeiras, além do sistema integrado da comunidade de Cantinho, que também pertence a Urandi. Essas agendas tiveram como objetivo explorar as particularidades dos sistemas de abastecimento implantados no padrão central.

Essas iniciativas demonstram o empenho da Cerb e das centrais em melhorar o acesso à água potável, além de desenvolver qualidade de vida e autonomia nas comunidades rurais da Bahia.

Fonte: Ascom/Cerb