Cineteatro 2 de Julho, Bel Borba e Mestre Fazinho estarão no Bem Bahia da TVE

O Bem Bahia desta quinta-feira (12) apresenta o Cineteatro 2 de Julho, o mais novo e moderno equipamento cultural multilinguagens do povo baiano. O telespectador ainda confere a exposição ‘Sinergia e Ativismo’, do artista visual Bel Borba, e conhece o trabalho do Mestre Fazinho na formação de crianças, jovens e novos mestres capoeiristas. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h30, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30. Também é possível acompanhar pelo canal da TVE no YouTube, no link http://youtube.com/tvebahia.

A Bahia agora conta com um moderno equipamento cultural para a realização de diversos tipos de eventos – o Cineteatro 2 de Julho, localizado no bairro da Federação, em Salvador, e entregue para a população pelo Governo do Estado. O governador Jerônimo Rodrigues e o diretor do Irdeb, Flávio Gonçalves, explicam a importância desse novo espaço para o fomento à cultura e educação, e revelam quais tecnologias foram implantadas na estrutura que recebe seu nome em homenagem aos homens e mulheres que lutaram pela independência do Brasil na Bahia.

Link Personalizado

O Bem Bahia vai até o Museu de Arte da Bahia, onde o artista visual soteropolitano Bel Borba expõe suas obras, que exploram temas como identidade, memória e questões sociais. Utilizando diversos materiais e técnicas, como pintura, escultura e instalações, seu trabalho intitulado ‘Sinergia e Ativismo’ se destaca pela riqueza de cores e formas. Bel conta como ele utiliza sua arte para produzir críticas políticas e conscientização social, e o público conta suas impressões sobre a exposição.

Em Bom Jesus da Lapa, o telespectador conhece o trabalho do Mestre Fazinho e da Associação Lapense de Capoeira Ginga Bahia, que realiza um trabalho gratuito de formação de crianças e jovens da periferia e a profissionalização de novos mestres e mestras no ensino de capoeira em escolas. O Mestre conta a história da associação, o legado da entidade e as extensões desse trabalho no desenvolvimento cidadão e educacional. O programa ainda bate um papo com pais e mães de alunos sobre a importância desse projeto na vida de seus filhos.

Fonte: Ascom/Irdeb