Cisternas garantem água e dignidade para famílias agricultoras de Novo Triunfo
Foto: André Frutuôso/ Ascom CAR

Na comunidade de Jatobá, no município de Novo Triunfo, a vida de 25 famílias mudou com a chegada das cisternas de consumo, entregues pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Essas cisternas, com capacidade para armazenar 16 mil litros de água da chuva, trouxeram alívio e esperança para famílias que, por muitos anos, lutaram diariamente para garantir água potável para beber e cozinhar.

Para Maria José de Jesus, de 43 anos, a luta por água era constante e cansativa. “Já passei por muitas dificuldades para ter água”, lembra. “Eu andava até 2 quilômetros para buscar um pote de água em uma fonte. Às vezes, levava as crianças comigo, mas elas ficavam muito cansadas. Outras vezes, deixava o mais velho tomando conta dos irmãos, mas não podia demorar, porque a fila era grande e, muitas vezes, eu voltava para casa sem água. Até grávida, com o barrigão, eu ia buscar água. A gente ia de noite ou de madrugada porque, de dia, tinha que trabalhar na roça. Hoje, com a cisterna, a chuva nos dá a água e a gente tem tudo isso na porta de casa”.

Link Personalizado

Foto: André Frutuôso/ Ascom CAR

A transformação trazida pelas cisternas é visível em toda a comunidade. O acesso à água potável melhorou não só a qualidade de vida, mas também o tempo disponível para outras atividades. Maiara Silva descreve como a mudança impactou sua rotina: “Antes, tudo era mais complicado. Passávamos o dia inteiro indo nas casas vizinhas que tinham água com baldes para pegar água. Agora, com a cisterna, a água está perto de casa. Melhorou demais.Temos água para beber, tomar banho, lavar o banheiro e os pratos”.

Além de receber as cisternas, as famílias passaram por um processo de capacitação conduzido pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS), parceira da CAR para prestar assistência técnica e extensão rural (ATER). O treinamento focou em temas essenciais para a convivência com o semiárido, como o uso consciente da água, o armazenamento adequado e o cuidado com o reservatório.

Foto: André Frutuôso/ Ascom CAR

As cisternas de consumo representam muito mais do que um recurso para armazenar água. Elas são símbolo de autonomia e dignidade para as famílias do semiárido, que agora conseguem viver com mais tranquilidade, sem o medo constante da falta de água. Esse sistema de captação de água da chuva, simples e eficiente, reforça a importância de políticas públicas voltadas para a convivência sustentável com o semiárido, garantindo que essas comunidades possam se desenvolver e prosperar. Hoje, com água em casa, as famílias de Jatobá têm mais tempo para se dedicar ao trabalho na roça, ao cuidado com a casa e com a família.

Fonte: Ascom/CAR