Com investimento de R$ 13,4 milhões, Fapesb lança Edital Tecnova III
Foto: Freepick

Foi publicado mais um edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), – o Tecnova III. A Iniciativa, que tem como parceira a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), visa fomentar o desenvolvimento, a aceleração e internacionalização de produtos ou serviços inovadores de empresas baianas de micro, pequeno e médio porte. O novo edital já se encontra disponível no portal da Fapesb.

Além de recursos destinados ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores, serão disponibilizados para aceleração e internacionalização das empresas selecionadas até R$ 900 mil. Handerson Leite, diretor-Geral da Fapesb, avalia a iniciativa como uma boa oportunidade para a expansão de empresas baianas.

Link Personalizado

“O Tecnova III busca desenvolver a inovação nas empresas e ainda abre a possibilidade para expandir a atuação delas para o mercado internacional. Ou seja, cerca de 25 propostas selecionadas nesse edital poderão ser aceleradas e as inovações produzidas por elas com chances de serem integradas ao mercado externo, gerando trabalho e renda no estado”, afirmou.

Subvenção econômica

No Tecnova III serão apoiados projetos de inovação em seis temas: Tecnologia da informação, Agroindústria e Agricultura Sustentável, Saúde e Biotecnologia, Manufatura Avançada e Indústria 4.0, Energia Limpa e Sustentabilidade, e Turismo. Conforme o edital, o valor solicitado nas propostas como subvenção econômica, que significa valores não-reembolsáveis, deverá, obrigatoriamente, enquadrar-se entre o mínimo de R$ 397 mil e o máximo de R$ 535 mil.

O objetivo da subvenção econômica é fomentar o desenvolvimento das atividades de inovação e a competitividade das empresas e da economia do país. No caso do Edital Tecnova III, ele busca apoiar projetos de inovação que envolvam significativo risco tecnológico, mas que também apresentem boas oportunidades de mercado. Isso significa que o edital está voltado para projetos que possam trazer novos produtos, serviços ou processos que não apenas desafiem o estado atual da tecnologia, mas que também tenham potencial de crescimento econômico e geração de valor no mercado.

Fonte: Ascom/Secti