Conder inicia pintura em igreja e em 56 imóveis na Rua do Passo
Fotos: Geraldo Moniz

A Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo – ou Igreja do Passo, como é conhecida – está ganhando a requalificação da sua fachada. Na frente da igreja já está montada uma rede de andaimes (foto) de 11 pavimentos que facilita o acesso dos operários para pintar a fachada da edificação, incluindo as torres ainda mais altas que a parte central do edifício. A Igreja está localizada no Centro Histórico de Salvador (CHS) e devido a sua importância é tombada individualmente desde 1938 como Patrimônio do Brasil pelo Iphan/MinC.

Os trabalhos são executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur). Além da Igreja, a Conder também já começou a pintar 56 imóveis da Rua do Passo. A intenção é auxiliar na conservação do CHS já que a região é tombada pelo Iphan como Patrimônio Nacional (1984) e chancelada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (1985). A conservação dos imóveis no CHS é atribuição primeira e legal de cada proprietário, depois da prefeitura municipal que administra o uso do solo urbano da capital e, por fim, da fiscalização do Iphan que protege a área.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Rua do Passo

“A Conder atua no Pelourinho e seu entorno com o projeto Pelas Ruas do Centro Histórico, realizando intervenções para melhoria de suas calçadas, iluminação, fachadas dos casarões e preservação desse rico e importante patrimônio do nosso estado. Ao todo, já foram requalificadas mais de 200 vias em 11 bairros, a exemplo da rua Direita do Santo Antônio, onde foi realizado o rebaixamento da fiação aérea, valorizando o patrimônio histórico. Esse trabalho, que segue em andamento, já totalizou R$ 124 milhões em sete anos do projeto”, explica Zé Trindade, presidente da Conder.

Em 2018 a igreja foi restaurada pelo Iphan com investimento de R$11,3 milhões do PAC das Cidades Históricas do governo federal. “A igreja data de 1736, mas a sua Freguesia do Santíssimo Sacramento é instituída desde 1718”, explica o coordenador do Escritório da Conder no CHS, o arquiteto Zulu Araújo. Segundo ele, a planta do templo é típica das igrejas baianas do século XVIII. “Construída em alvenaria de pedra e tijolos, ela possui subsolo (ossuário), térreo (capela-mor e sacristia) e pavimento superior (tribunas e coro), com fachada barroca e interior neoclássico”, completa o coordenador da Conder.

Fotos: Geraldo Moniz

A Rua do Passo tem importância cultural especial já que além de estar na poligonal de tombamento, estão nela moradores e várias instituições artísticas, como a Casa de Castro Alves, da estilista Márcia Ganem, residências artísticas do renomado artista Vik Muniz e a Casa das Sete Mortes, tombada individualmente como Patrimônio Nacional e pertencente à Casa Pia de São Joaquim, além do Largo Jubiabá, dentre outros pontos.

Pagador de promessa

Zulu Araújo destaca ainda outros eventos que ocorrem na Rua do Passo. “Em frente da Igreja, entre a Ladeira do Carmo e a Rua do Passo, existe a famosa escadaria de 55 degraus que serviu de cenário para o filme ‘O pagador de promessas’, ‘Palma de Ouro 1962’ do Festival de Cannes, na França, além de projetos musicais como o do cantor e compositor Gerônimo”, conclui o coordenador da Conder.

A Conder também recuperou fachadas de imóveis no Largo do Pelourinho, na Rua Direita do Santo Antônio, nas Ruas Gregório de Mattos, Alfredo de Britto e Laranjeiras, onde reformou ainda sanitários públicos, além de pintar as fachadas das igrejas de Santo Antônio e da Ordem 3ª do Carmo. Na encosta do bairro do Santo Antônio, a Conder fez replantio e paisagismo verde. Em todo o Estado, a empresa atua nas áreas de mobilidade urbana, habitação, qualificação urbanística, equipamentos urbanos e edificações. Mais informações: http://www.conder.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Conder