Dia do Administrador: servidores relatam experiências que envolvem gestão estratégica e liderança
Foto: Ascom/Saeb

Nesta segunda-feira(9) comemoramos o Dia do Administrador no Brasil, uma data que homenageia os profissionais voltados ao planejamento estratégico, gestão, liderança e visão de futuro, impulsionando o sucesso de organizações públicas e privadas. A escolha da data celebra a assinatura da Lei nº 4.769, de 1965, que regulamentou a profissão, marcando um momento histórico para a administração no país.

O secretário da Administração, Edelvino Goés, fala sobre o papel do administrador na gestão pública, seu compromisso com a ética profissional, a transparência nos processos e o bem comum da sociedade. “A atuação estratégica do administrador assegura o alinhamento de objetivos, a otimização de recursos, a coordenação de políticas públicas, o gerenciamento e a liderança de equipes, garantindo, com isso, que as metas sejam alcançadas de forma eficiente e em prol do cidadão”, destaca.

Link Personalizado

Conforme a Constituição Federal de 1988, dentre os princípios da Administração Pública estão: a legalidade, a moralidade, a impessoalidade nos atos, a eficiência, dentre outros. O Dia do Administrador não é apenas uma data comemorativa, mas um momento de reflexão sobre o impacto desses profissionais nas diversas áreas de atuação, sempre buscando o equilíbrio entre a gestão eficiente de recursos e o cuidado com as pessoas.

Foto: Ascom/Saeb

Daniel de Araújo Dias deu seus primeiros passos na Secretaria da Administração (Saeb) através do Projeto Primeiro Emprego, por meio do curso técnico em tecnologia da informação. Depois ele fez graduação em administração de empresas e atualmente é assessor técnico na Assessoria de Planejamento e Gestão (APG). Ele compartilha os motivos que o levaram a área de administração e conta um pouco da sua experiência profissional.

“Escolhi essa profissão porque acredito que a administração tem um papel fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa. Sempre tive interesse pela interação entre gestão e tecnologia. Durante minha formação técnica, percebi como a administração eficiente pode impactar positivamente a vida das pessoas, e isso me motivou a seguir uma carreira que integra gestão e inovação no setor público”, revela.

Dias já foi responsável pela Carta de Serviços na diretoria operacional da Rede SAC. Nessa função, gerenciava o Sistema Gestão da Carta de Serviços do Estado, coordenando processos estratégicos normatizados para a implementação e operacionalização de cartas de serviços de mais de 60 órgãos e entidades da Bahia. Além disso, forneceu suporte e assessoria para mais de 200 servidores do Poder Executivo.

A liderança feminina na administração da Rede SAC

As mulheres vêm assumindo cada vez mais posições de liderança, trazendo um olhar transformador e empático para as relações de trabalho. Nilza Rios e Bruna Santiago desempenham fundamentais no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), onde a liderança feminina, nos setores aos quais fazem parte, se destaca pela combinação de habilidades técnicas, empatia e proximidade com suas equipes. Nilza é diretora operacional; e Bruna, diretora de gestão e qualidade. Como diretoras e administradoras, ambas enfrentam desafios diários, desde a gestão de processos até a retenção de talentos, sempre buscando criar um ambiente colaborativo e motivador.

Nilza ressalta a necessidade de uma gestão estratégica e humanizada, equilibrando decisões cautelosas com o desenvolvimento contínuo de novos líderes. “Além do conhecimento técnico, é fundamental ter um olhar humanizado para todos os processos, principalmente os que envolvem pessoas. É preciso saber escutar a sua equipe, auxiliar no que for preciso, participar ativamente do que acontece sob a sua gestão, conduzir o trabalho em parceria com seus liderados, potencializando os resultados alcançados e reforçando o sucesso do trabalho em equipe”, explica.

Foto: Ascom/Saeb

Já Bruna, esclarece como lida com as pressões cotidianas através da resiliência. “Como líder, encaro a pressão como uma oportunidade de fortalecer minhas habilidades e de mostrar resiliência. Mantenho minha autenticidade e foco em resultados, buscando equilibrar firmeza com empatia. Minha abordagem é baseada no respeito mútuo, e isso me permite lidar com a pressão de maneira construtiva, garantindo que as diferenças sejam uma fonte de força, não de obstáculos”, conclui.

Fonte: Ascom/Saeb