Educadores da rede estadual discutem estratégias pedagógicas, no sudoeste da Bahia
Foto: Virlane Carmo

Gestores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica das 51 unidades escolares do Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste da Bahia (NTE 20) se reúnem, em Vitória da Conquista, para trocar informações e alinhar metas pedagógicas. O objetivo é construir um plano de ação conjunto para garantir a eficácia da aprendizagem na rede estadual de ensino dos 24 municípios da região.

A secretária da educação, Rowenna Brito, ressaltou a importância do encontro para refletir sobre boas práticas pedagógicas na rede estadual. “Discutir os resultados obtidos e avaliar o impacto das estratégias implementadas são fundamentais para garantir que as ações estejam alinhadas com os objetivos educacionais”. Ela destacou o fortalecimento da coesão entre gestão e coordenação pedagógica, visando um ambiente de aprendizado mais eficiente, e a entrega de uma placa de reconhecimento dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “As equipes voltam para seus municípios com mais energia”, concluiu.

Link Personalizado

Foto: Virlane Carmo

Ideb

Foram apresentados os resultados gerais do NTE 20, que se destacou no Ideb e nas boas práticas das unidades de ensino. “Gestores e coordenadores pedagógicos, ao compartilharem suas perspectivas e conhecimentos, podem identificar desafios comuns e propor soluções integradas, o que contribui para a melhoria contínua dos processos educacionais. A mobilização e o empenho da equipe escolar foram os diferenciais para alcançarmos o sucesso”, acrescentou Lenira Souza, diretora do NTE 20.

A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual de Piripá, Luciene Rosa Gugé, que obteve nota 5 no IDEB, destacou o trabalho em equipe e a participação das famílias dos 370 estudantes como fatores essenciais para o resultado. “A partir das avaliações diagnósticas, foi possível identificar as dificuldades e construir o planejamento focado na recomposição da aprendizagem, devido à pandemia”.

Ela também ressaltou os programas da SEC, como Bolsa Presença, oficinas do Educa Mais Bahia e monitoria do Mais Estudo, que apoiam os estudantes e renovam o ambiente escolar.

Fonte: Ascom/SEC