Foto: Ascom/CAR

Esta quarta-feira (25) foi um dia de celebração para agricultores e agricultoras familiares do território de identidade Vale do Jiquiriçá. Em evento realizado no município de Amargosa foram realizadas, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), as entregas de uma Unidade de Homogeneização e Empacotamento de Farinha e de um caminhão refrigerado.

“Estamos realizando importantes entregas aqui no Vale do Jiquiriçá, um deles é um equipamento revolucionário, da Cooama, onde será empacotada a farinha produzida em todo o território, além das máquinas para a base de produção, graças a essa parceria que envolve Governo do Estado, Prefeitura Municipal e cooperativa da agricultura familiar. A outra entrega foi do caminhão para a Coopeipe, um importante aliado no transporte das polpas de frutas, especialmente para a alimentação escolar, destacou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/CAR

Na comunidade Tabuleiro dos Coelhos/Córrego, em Amargosa, a unidade de Homogeneização e Empacotamento de Farinha, sob gestão da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Vale do Jiquiriçá (Cooama), tem capacidade de processamento inicial de 220 toneladas/mês, podendo ser ampliada. Ela está pronta para beneficiar, além da farinha, outros derivados da mandioca, a exemplo de polvilho doce e azedo fécula, qualificando a produção e potencializando a comercialização.

Além da unidade, os cooperados também receberam, cada um deles, um hectare, por cada agricultor (a), de mudas/manivas de mandioca e adubo. A ação vai possibilitar uma produção de 20 toneladas de mandioca porcooperado, totalizando 640 toneladas, que resultará em 192 toneladas de farinha. A Cooama conta, também, com trator e implementos agrícolas, incluindo subsolador, equipamentos que irão melhorar as condições trabalho, do plantio até a colheita, qualificando o processo de produção e a qualidade do produto final.

Foto: Ascom/CAR

“Essa unidade de empacotamento de farinha representa para a cooperativa e para o território um avanço gigantesco no que se refere à questão da modernização do processo de beneficiamento da mandioca, sobretudo, na produção da farinha. Ela, sem dúvida, vai ajudar diretamente aos produtores de mandioca, que são cooperados, e suas famílias, e, indiretamente, todas as famílias das comunidades circunvizinhas. Esse empreendimento vai qualificar a cadeia da mandiocultura na região, vai ampliar a comercialização e, sobretudo, gerar renda”, ressaltou o presidente da Cooama, Manoel Santana.

Escoamento da produção de polpas de frutas

Ao todo, 206 famílias da Cooperativa dos Trabalhadores na Agricultura Familiar Economia Solidaria Sustentável dos Territórios do Vale do Jiquiricá e Baixo Sul da Bahia (Coopeipe), com sede em Mutuípe, passaram a contar com um caminhão frigorífico. Isso irá viabilizar o transporte das polpas de frutas produzidas pela cooperativa.

Meirevanda Oliveira dos Santos, presidente da Coopeipe, celebrou a chegada do caminhão: “estou muito feliz nesta tarde e muito grata por essa conquista. Esse caminhão veio num momento muito bom para nós, e vai ser muito útil, não só para a nossa cooperativa, mas para o município e toda a região também. Vai gerar renda e agregar valor aos produtos, enfim, será muito útil para nossa agricultura”.

Foto: Ascom/CAR

A cooperativa tem tradicão na comercialização para o mercado institucional, passando com esse equipamento a abrir uma nova linha de produção em torno também da cadeia produtiva da mandioca.

Fonte: Ascom CAR