Foto: José Antônio

Lançado nesta sexta-feira (dia 27), o livro Arte que Liberta – Narrativas de Resistência no Presídio Salvador é uma seleção de poemas produzidos, de forma individual e coletiva, por 50 estudantes privados de liberdade, que frequentam o Colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto, no Complexo Penitenciário Lemos Brito, em Salvador. No trabalho realizado sob supervisão de professores da unidade, os autores compartilham histórias marcadas por dores e perdas, mas, também, por aprendizados e desejos de um futuro diferente.

Foto: José Antônio

“É uma honra e uma alegria para mim e para meus irmãos privados de liberdade produzirmos esse livro. Encontramos uma escola dentro de um presídio onde os professores vêm lutando pelo direito dos internos à educação. Gostaria de agradecer a todos que fazem parte desse projeto. Aqui é escola é um portal pelo qual passamos e nos traz a consciência do que podemos ser”, destacou o interno G.E.S.N,, 53 anos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Os poemas retratam a experiência no cárcere. “Essa experiência deve ser ressignificada em prol do resgate da cidadania desses sujeitos, o que demanda também um olhar humanizado de todos os envolvidos no processo de reintegração social”, explica a professora Adriana Reis, que coordenou a ação junto com o colega Paulo Viana.

Foto: José Antônio

Fonte: Ascom/SEC