Governo do Estado certifica 500 trabalhadores dos cursos preparatórios para seleção da BYD
Foto: Matheus Landim/ GOVBA

Os 500 trabalhadores que participaram dos cursos preparatórios para a seleção da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) receberam o certificado de conclusão das capacitações nesta sexta-feira (6), em Camaçari. A formação integra o programa Qualifica Bahia – Setor Industrial/BYD, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O investimento na qualificação, totalmente gratuita para os trabalhadores, foi de quase R$ 2 milhões, com recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP). Participaram pessoas sem ocupação, cadastradas nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e beneficiários das demais políticas públicas de trabalho e renda, que estejam buscando uma vaga de emprego.

Link Personalizado

Foto: Matheus Landim/ GOVBA

“Com a saída da Ford, muitos trabalhadores perderam seus postos de trabalho. Então, esperamos que com essa capacitação, a gente possa ser aproveitado, seja na BYD ou em qualquer outra empresa que venha para Camaçari”, considerou Naelson Pereira, que concluiu o curso de Auxiliar de Linha de Produção.

A inclusão também foi outro ponto desta turma, que teve vagas para pessoas com deficiência. “ Eu tenho esperança também de entrar na BYD. Quero só agradecer mesmo pela oportunidade, estou muito feliz de estar aqui hoje”, agradeceu o concluinte do curso de Auxiliar de Linha de Produção, Telmo Bastos, que é surdo. A colega de turma, Helena Duarte, que também é surda, completou: “Estou me sentindo preparada. Agradeço muito pela oportunidade e tenho a expectativa de entrar na BYD”.

Foto: Matheus Landim/ GOVBA

A qualificação visa, especialmente, preparar candidatos para participar da seleção da montadora chinesa, mas não garante a contratação, que está atrelada a critérios específicos da empresa automotiva.

“Nós estamos qualificando essa mão de obra, para que ela seja absorvida pela BYD. Um importante mercado de trabalho, que é o retorno da indústria automotiva. Mas não só isso, é a indústria automotiva moderna com carros elétricos e também com desenvolvimento tecnológico”, destacou o titular da Setre, Davidson Magalhães. Na ocasião, foi anunciada a abertura de mais 150 vagas para novas qualificações.

Foto: Matheus Landim/ GOVBA

Nesta primeira etapa foram certificados 500 alunos, distribuídos em 16 turmas, que concluíram um dos quatro cursos: Operador de Produção Veicular; Auxiliar de Linha de Produção; Inspetor de Qualidade e Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais. Os participantes receberam fardamento, material didático, transporte e lanche.

“Esse é um programa que foi discutido com a Setre, para que a gente pudesse desenvolver e ofertar cursos que fossem aderentes a essa possibilidade de inserção no segmento automotivo, para atendimento a essa demanda local”, disse o gerente do Senai de Camaçari, Sérgio Martins.

Investimento

A montadora chinesa BYD pretende investir de R$3 bilhões na Bahia em projetos que devem gerar 10 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos. Com isso, o estado segue na perspectiva de manter a primeira posição na geração de empregos com carteira assinada no Nordeste, conforme indicado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do mês de julho de 2024, indicando que foram gerados 9.614 postos com carteira assinada no período.

“Isso significa que o nosso programa de qualificação, nosso programa de investimento público do Governo do Estado tem dado resultado. E essa é uma das mais importantes iniciativas nesse sentido”, finalizou o secretário Davidson Magalhães.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA