Entrega UBS do Urupiara Alagoinhas

A secretária da saúde, Roberta Santana, esteve em Alagoinhas nesta segunda-feira (30) para realizar duas entregas importantes para reforçar a rede de atenção primária do município: uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma ambulância tipo van.

Fruto de um convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesab), e a Prefeitura de Alagoinhas, a nova UBS do Urupiara recebeu mais de R$ 1 milhão em investimentos, sendo R$ 972 mil de recursos estaduais e R$ 102,7 mil em contrapartida do município. A ambulância, por sua vez, foi viabilizada com aporte de mais de R$ 279 mil e será destinada ao Hospital Regional Dantas Bião.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Jamile Amine / Ascom Sesab

Além da construção, o Governo do Estado equipou a UBS com mobiliário e aparelhos necessários ao atendimento da população. Entre os itens fornecidos estão mesas ginecológicas, biombos hospitalares, autoclaves, suportes para soro e armários, garantindo uma infraestrutura adequada para consultas médicas, multiprofissionais, além de ações de prevenção e promoção da saúde.

Roberta Santana destaca a importância da unidade para a população. “Com a entrega desta UBS, reforçamos nosso compromisso de fortalecer a saúde em todas as regiões da Bahia, especialmente nas áreas que mais precisam. Alagoinhas ganha uma unidade moderna e bem equipada, que garantirá atendimento mais próximo e eficiente à comunidade. O Governo do Estado, em parceria com os municípios, segue firme na missão de garantir uma saúde pública de qualidade e acessível a todos”, afirmou a secretária, durante ato de entrega.

Foto: Jamile Amine / Ascom Sesab

Na ocasião, a titular da Sesab destacou ainda o caráter estratégico das políticas públicas implementadas pela gestão estadual. “Há três meses que eu venho aqui só para fazer entregas, e o que a gente está fazendo é a integralidade do Serviço Único de Saúde. A gente está entregando agora essa Unidade Básica de Saúde, reforçando a atenção primária; a gente entregou a UPA de Santa Terezinha, para a urgência e a emergência do sistema; entregamos o Hospital Materno-Infantil de Alagoinhas, uma maternidade linda que atende a toda região, com investimento de quase R$ 3 milhões e a gente está entregando em 2025 o Hospital Regional, em um investimento de R$ 161 milhões, que vai trazer a oncologia para a região”, concluiu.

Investimentos recentes

A inauguração da UBS do Urupiara faz parte de uma série de investimentos que o Governo do Estado vem realizando em parceria com o município de Alagoinhas. Recentemente, foi entregue a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte I, com um aporte de R$ 9,3 milhões, além de uma nova ambulância, reforçando o atendimento de urgência e emergência no município.

Outro marco foi a inauguração do Hospital Materno-Infantil de Alagoinhas, que ampliou a oferta de serviços especializados, com foco no atendimento a mulheres e crianças. Esses investimentos refletem a estratégia estadual de qualificar a assistência à saúde e descentralizar o atendimento.

Mais avanços

Além dessas entregas, o Governo do Estado está construindo um novo Hospital Regional em Alagoinhas, com previsão de conclusão em 2025. Localizado estrategicamente na Rodovia BR-110, o hospital será referência para 33 municípios da região e contará com 180 leitos, incluindo 30 leitos de UTI. A unidade oferecerá serviços de alta complexidade nas áreas de neurologia, neurocirurgia, oncologia e assistência cardiovascular, sendo responsável por cerca de 1.800 internações por mês e 21 mil atendimentos ambulatoriais.

Fonte: Ascom/Sesab