Foto: Matheus Landim/GOVBA

Um dos principais programas de combate a incêndios florestais, o “Bahia Sem Fogo” já conseguiu sensibilizar mais de 13 mil pessoas em 36 municípios das regiões mais vulneráveis do estado, que inclui a Chapada Diamantina, o Oeste e o Norte baiano. Além do Bahia Sem Fogo, o Governo do Estado tem implementado ações significativas para a prevenção e combate aos incêndios florestais, com resultados promissores em 2024.

De acordo com a diretora-geral da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, o Bahia sem Fogo foi criado em 2010 e desde 2013 vem sendo intensificado nas ações de planejamento e de combate aos incêndios florestais. “A gente atua em três eixos distintos: prevenção, combate e mitigação. E a gente faz também a análise de dados passados, dados históricos, para fazer o planejamento das ações a cada ano”, completou.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O trabalho de prevenção e combate ao fogo em todo o território baiano é coordenado pela Sema e envolve a colaboração de brigadas voluntárias e municipais, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A ação conta também com a participação de técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), prefeituras locais, e das secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab). Outras instituições, como a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), também estão engajadas na missão.

Mais ações

Para garantir mais agilidade e eficiência no combate aos incêndios, o comandante de operações dos Bombeiros, coronel Jadson Almeida, destaca a utilização de ferramentas como o Painel do Fogo, que tem auxiliado a corporação na implementação de ações mais efetivas contra os focos de incêndio, resultando na redução dos casos, especialmente neste mês de setembro.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

“O Painel é um sistema nacional que permite às corporações visualizar o local exato das ocorrências. Isso facilita o trabalho, pois, com esse monitoramento, conseguimos chegar mais rapidamente ao local. A intenção é proteger tanto a nossa população quanto a nossa natureza, e essa ferramenta nos ajuda bastante”, explicou o coronel.

Ainda por meio do Corpo de Bombeiros, existem bases florestais instaladas em cinco cidades: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista, Juazeiro e Lençóis. Elas são destinadas à prevenção e estão preparadas para o combate a incêndios florestais. Todas as bases estão equipadas com viaturas e profissionais especializados na prevenção e combate aos incêndios florestais. As medidas incluem monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, bem como a ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados.

Além disso, a eficácia dessas iniciativas foi evidenciada pela decisão do Governo do Estado, no mês de agosto, quando foi decretada a suspensão do manejo de fogo em 178 municípios baianos. Essa medida visa evitar a propagação descontrolada de incêndios, especialmente, em áreas secas e propensas a queimadas. As ações estaduais demonstram um compromisso sólido em preservar a biodiversidade e proteger os recursos naturais do estado.

“São ações de prevenção, conscientização ambiental, educação, capacitação de brigadas voluntárias e apoio às brigadas privadas dos grandes proprietários. Esses proprietários também estão na linha de frente, pois sentem o impacto diretamente. Eles sabem que, se não protegerem suas propriedades, isso também afetará sua economia”, destaca o secretário da Sema, Eduardo Sodré.

A população também pode contribuir com esse trabalho preventivo. Em casos de incêndios criminosos, o contato é com o 193. Se a ocorrência for de flagrante em alguém colocando fogo em perímetro urbano, a denúncia deve ser feita no 190. Para denúncia ambiental, o número é o 0800 071 1400. Usar o fogo em locais proibidos é crime, com pena de dois a quatro anos de prisão.

Repórter: Joci Santana/GOVBA