Foto: Matheus Landim/GOVBA

A semana começou com boas notícias para os moradores da cidade de Antônio Cardoso, situada no território Portal do Sertão. O governador Jerônimo Rodrigues foi até o município nesta segunda-feira (30) e entregou um colégio de tempo integral para alunos do campo, além de um ônibus escolar rural. A 63ª unidade entregue pela atual gestão estadual contou com o investimento de R$ 15,7 milhões, divididos entre obras, equipamentos e mobiliário, tudo para oferecer um espaço adequado para os 305 estudantes matriculados.

“Mais uma escola de tempo integral, completo hoje 63 unidades. Dei ordem de serviço para que a frente da escola seja pavimentada. Agora vamos poder ver essa turma fechar o ano letivo, continuar melhorando o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], porque isso aqui ajuda a gente, reduz a evasão”, afirmou o governador.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

A inauguração do Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Genivaldo de Almeida Brandão foi marcada pela apresentação do cantor, escritor e repentista Bule-Bule e de uma apresentação cultural local. A mais nova escola da rede homenageia Seu Genivaldo, que foi estudante, primeiro presidente do grêmio estudantil e porteiro durante muitos anos.

“Uma experiência inesquecível. Gosto muito de estudar aqui no Colégio Genivaldo. É outra estrutura, um novo lar”, refletiu a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Beatriz Oliveira.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Outro que gostou da estrutura foi Milton de Jesus, que já estudou na rede estadual e agora trabalha na unidade de ensino no setor administrativo. “Estar aqui é gratificante, é maravilhoso porque é um espaço de qualidade. É uma escola bem equipada e é ótimo estar aqui trabalhando”, pontuou o funcionário.

Construída no novo modelo adotado pelo governo baiano, a escola possui dez salas de aula climatizadas, dois laboratórios, biblioteca, restaurante estudantil, teatro, pátio coberto, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society com pista de atletismo. O projeto conta ainda com sala de Atendimento Educacional Especializado e pátio coberto. Também foram entregues mais de 100 kits de livros, que vão atender escolas da região.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Na ocasião, os estudantes que moram distantes da sede foram beneficiados com a entrega de um ônibus escolar rural. O veículo tem capacidade para transportar 29 estudantes. O valor investido na compra foi de R$ 412 mil.

Agricultura Familiar

Acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso e secretários, o governador entregou também equipamentos para implantação de uma padaria na Comunidade Quilombola do Poço. Foram dois contêineres e diversos aparelhos, onde serão produzidos pães, bolos e biscoitos. Além da geração de renda, a unidade se destaca pelo baixo custo de instalação e rapidez na implantação, como destacou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

“É uma padaria da agricultura familiar em container, de fácil instalação. Daqui a 15 dias, essa padaria está funcionando lá na Comunidade. É uma parceria com a Universidade Federal do Recôncavo, que está fazendo todo o processo de formação e de concepção do projeto”. Segundo Jeandro, a previsão é que até o final deste ano, mais 20 equipamentos semelhantes estejam em funcionamento.

A população atendida chega a 60 pessoas da comunidade. A iniciativa da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), teve o custo de R$ 299 mil.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA