IA nas escolas, músicas de terreiro e película natural estarão no Univerciência deste sábado, na TVE

Neste sábado (14), o Univerciência apresenta um estudo sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) nas escolas, e mostra um projeto sobre o uso da dramatização na formação de novos professores. O programa ainda traz uma pesquisa que revela a riqueza das expressões musicais das religiões de matriz africana, e o telespectador também conhece uma película natural desenvolvida para aumentar a durabilidade das frutas. O Univerciência vai ao ar aos sábados, às 13h30, com horário alternativo às quartas-feiras, às 19h.

Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estudam como as ferramentas de Inteligência Artificial têm afetado o contexto educacional. O uso da IA nas escolas divide opiniões de pesquisadores e professores, uma vez que seu impacto pode ser tanto positivo quanto negativo na vida dos estudantes. O programa ouve a opinião de alunos do ensino médio a respeito do assunto, e professores relatam que têm buscado se atualizar no uso dessas ferramentas para utilizá-las de forma positiva na educação.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

No  Instituto Federal do Maranhão (Ifma), um professor experimenta utilizar o recurso da dramatização para aprofundar pesquisas sobre a construção da identidade docente. O estudo é realizando com estudantes de licenciaturas de diferentes cursos e em diferentes semestres, e como resultado, percebe-se como a escolha da carreira docente tem geralmente motivações de razão afetiva relacionadas à história pessoal desse futuro professor.

As expressões musicais das religiões de matriz africana conquistaram o público até mesmo durante um período em que sofriam perseguições do Estado brasileiro. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou a complexidade e toda a riqueza dos discos de vinil de música de terreiro produzidos entre as décadas de 1930 e 1980 no Brasil. Como resultado, essa pesquisa promove a visibilidade da história da música religiosa de matriz africana.

Com o objetivo de aumentar a durabilidade das frutas para consumo humano, pesquisadores da  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, desenvolvem uma película protetora natural, comestível e de baixo custo, que utiliza amido de mandioca e óleo essencial em sua composição. Realizada inicialmente em mangas, o projeto já está sendo patenteado, e pode, no futuro, contribuir para o aumento da produtividade e favorecer a agricultura familiar.

O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.

Fonte: Ascom/Irdeb