Foto: Tiago Junior/ Ascom Sema_Inema

Com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) segue avançando na construção do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Barreiras, na região Oeste da Bahia. A unidade atenderá demandas crescentes de resgate, reabilitação e soltura de animais silvestres, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a preservação da biodiversidade local.

Com um investimento de cerca de R$ 7 milhões, o CETAS Cerrado se compromete a ser um marco para a conservação da fauna na Bahia, oferecendo um espaço moderno e bem equipado. A diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, afirma que, assim como o de Pituaçu e o de Cruz das Almas, o novo Centro, em Barreiras, também contará com uma equipe técnica especializada, formada por veterinário, biólogo, tratador de animal e profissionais de diversas áreas, pronta para garantir o cuidado e a reabilitação dos animais silvestres resgatados na região.

Link Personalizado

Foto: Tiago Junior/ Ascom Sema_Inema

“A expectativa é de que esse novo Centro seja uma referência no cuidado com a fauna silvestre do Cerrado baiano, oferecendo um espaço adequado para o manejo de espécies resgatadas de situações de risco, como tráfico, atropelamentos e cativeiro ilegal. Será extremamente importante também nos períodos mais secos, quando as queimadas na região Oeste colocam em risco a vida de inúmeras espécies”, disse.

A gestora citou um exemplo recente: o caso do Lobo-guará resgatado pela Unidade Regional (UR) de Barreiras, vítima de incêndios florestais. “O animal foi resgatado em estado grave, com queimaduras nas quatro patas e completamente desidratado. Como o CETAS ainda está em fase de construção, o Inema levou ele imediatamente para deixar aos cuidados do Parque Vida Cerrado, um parceiro que tem sido essencial no acolhimento desses animais que vem sendo resgatados pelo Instituto e não podem viajar a longas distâncias devido ao estado clínico instável”, destacou Maria Amélia.

Foto: Tiago Junior/ Ascom Sema_Inema

Quando inaugurado, o novo Centro contará com infraestrutura moderna para a triagem, tratamento e recuperação dos animais, proporcionando condições adequadas para que eles sejam devolvidos ao seu habitat natural. Além do atendimento a animais silvestres, o CETAS atuará em parceria com programas de educação ambiental e sensibilização da sociedade, promovendo uma conscientização maior sobre a importância da fauna silvestre e os impactos do tráfico de animais.

Segundo o coordenador da Gestão de Fauna (CGFAU) do Inema, Vinícius Dantas, o objetivo é que o CETAS Cerrado contribua diretamente para a reintrodução de diversas espécies ameaçadas de extinção, predominantes na região Oeste. “O CETAS de Barreiras vem somar às nossas iniciativas, permitindo uma integração com as atividades de fiscalização de órgãos ambientais e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à fauna em toda a Bahia, ampliando a capacidade de resposta do Estado, promovendo o equilíbrio ecológico e a recuperação de espécies”, enfatizou Dantas.

Foto: Tiago Junior/ Ascom Sema_Inema

O serviço de resgate de animais silvestres está disponível pelo Disque Resgate, via WhatsApp (71) 99661-3998, para que a população possa contribuir com a preservação da fauna local.

Fonte: Ascom Sema/Inema